A Justiça Eleitoral disponibiliza o aplicativo Boletim na Mão, que permite o acesso público ao resultado das Eleições Municipais de 2024. Com a ferramenta, qualquer pessoa pode fazer essa conferência por meio da leitura do QR Code disponível no Boletim de Urna (BU). Assim, eleitoras e eleitores têm acesso rápido e digitalizado aos conteúdos dos BUs impressos no encerramento das atividades de votação em cada seção eleitoral.
Esta é uma das ferramentas que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dispõe, com o objetivo de garantir eleições seguras e transparentes. O app está disponível gratuitamente nas lojas virtuais Google Play e App Store.
O Boletim na Mão possibilita, ainda, a mesários e mesárias, auxiliares, fiscais de partidos e eleitores e eleitoras em geral constatarem a lisura das eleições, ao realizar a verificação da correspondência com os resultados totalizados e divulgados na internet pelo TSE após a votação.
Passo a passo
Funciona assim: o BU é o relatório que traz o total dos votos registrados em cada urna eletrônica em determinada seção eleitoral, contendo os votos recebidos por cada candidata e candidato, os nulos, os em branco e as abstenções contabilizadas, entre outras informações. O BU vem com um QR Code, cuja leitura permitirá consultar as mesmas informações do Boletim, mas digitalizadas.
Ao acessar o aplicativo Boletim na Mão, a câmera do celular fará a leitura do código, e o app guardará a imagem gerada automaticamente no aparelho. Será possível, também, compartilhar os BUs lidos com outras pessoas por diversas plataformas.
Para realizar a leitura do QR Code impresso no Boletim de Urna, não é preciso conexão com a internet. A conexão será exigida apenas no momento de visualizar o primeiro conteúdo do Boletim lido. Pelo aplicativo, o cidadão poderá obter cópia de quantos boletins quiser, bastando que realize a captura do código impresso nos BUs das seções eleitorais.
As informações poderão ser comparadas com os dados disponibilizados na internet no mesmo dia da votação, por meio do aplicativo Resultados, também da Justiça Eleitoral, ou na página Resultados, do TSE.
Atualizações
Lançado em 2016, o app Boletim na Mão recebe atualizações para cada pleito. A versão deste ano conta com o aprimoramento de critérios de usabilidade, a fim de proporcionar uma melhor experiência ao eleitor e à eleitora, e com a atualização tecnológica, para garantir maior segurança.
Por Nara Assis/Comunicação TRE-MT
(Com informações do TSE)
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Três em cada dez domicílios não contam com rede de esgoto
Parlamentarismo envergonhado brasileiro: O primeiro-ministro informal da Câmara e o fim da dependência do Executivo
Excelência operacional: como criar uma cultura para gerar bons resultados
Contorno Leste: ministro Gilmar Mendes diz que Emanuel é cuidador da cidade
Lula diz que governo não vai interferir em nova gestão do BC
Senado aprova PEC do corte de gastos e restrição do PIS/Pasep
Obras: Prefeitura de Cuiabá requalifica pista na entrada da UFMT
Dólar abre em queda e cai a R$ 6,05 com anúncio de novos leilões do BC
Cuiabá confirma ações para entrega da 2ª etapa das obras do Mercado do Porto
2ª fase da Operação Sisamnes mira suposto esquema de venda de sentenças