Da Redação
"Em uma reunião articulada pela 29ª Promotoria de Justiça Cível de Defesa do Meio Ambiente Urbano de Cuiabá, na quarta-feira (25), representantes do poder público, integrantes das cooperativas de catadores de materiais recicláveis e egressos do antigo lixão da capital celebraram a assinatura do contrato que resultará na capacitação desses profissionais para a coleta seletiva", informa o MPMT.
Via Comunicação - reforça:
Articulada pelo Ministério Público de Mato Grosso por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Município, a capacitação será ofertada pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em parceria com a empresa Orizon, responsável pelo aterro sanitário da capital.
“A primeira etapa do cronograma do TAC já foi cumprida, com a desativação do lixão de Cuiabá em 2022 e o encaminhamento dos resíduos para o novo aterro, que é privado e está sob a concessão da Orizon. Agora, iniciamos uma nova etapa, de extrema relevância, que é a capacitação dos egressos do lixão e dos catadores das cooperativas em atividade na capital”, contou o promotor de Justiça Carlos Eduardo Silva. Ele disse que inicialmente a capacitação não estava prevista no TAC, que a demanda pela qualificação em coleta seletiva surgiu ao longo do processo e que o acordo precisou ser alterado.
“A partir de agora estamos com tudo preparado para iniciar o curso para que essas pessoas estejam efetivamente aptas a trabalhar com a coleta seletiva. A ideia é que, futuramente, essas cooperativas firmem contratos de prestação de serviços com a Prefeitura Municipal para operarem na triagem, na coleta porta a porta, seletiva. Eles não vão trabalhar com a Orizon, que trata dos rejeitos, eles vão trabalhar com coleta seletiva, com educação ambiental. Vão prestar serviços como contratados da Prefeitura”, explicou o promotor de Justiça, lembrando que Cuiabá tem um índice muito baixo de coleta seletiva e que a logística reversa ainda é incipiente.
Para Carlos Eduardo Silva, havendo mão de obra qualificada, entidades e organizações unidas e capacitadas para trabalhar na coleta seletiva, a perspectiva é de um futuro promissor. “Quero enaltecer esse momento, que é muito importante para todos nós, e destacar que a partir de agora temos um novo compromisso, de capacitar esses trabalhadores para atuar num campo que é pouco explorado em Cuiabá, mas que tem uma potencialidade incrível, que é o da coleta seletiva”, destacou, lembrando que não cabe somente ao poder público a responsabilidade pela gestão dos resíduos sólidos, mas sim à toda a sociedade, incluindo empresas e indústrias que são grandes geradoras de lixo.
A defensora pública Kelly Christina Veras Otácio Monteiro informou que, até o momento, há 86 catadores egressos do lixão interessados na capacitação em cooperativismo e associativismo. “Esse curso nada mais é que do que a profissionalização técnica de catadores, tanto dos egressos do lixão quanto dos associados das cooperativas constituídas de Cuiabá. O nosso papel é emponderá-los cada dia mais e retirá-los dessa condição de vulnerabilidade, de invisibilidade, oferecendo um local digno de trabalho e prestando contas à sociedade desse projeto maravilhoso que é o curso de capacitação”, defendeu.
Representando a Unemat, a professora Elisangela Pires da Silva revelou que a instituição já recebeu o primeiro repasse financeiro para a oferta do curso e que, em breve, serão abertas as inscrições pela internet. “Temos oito produtos a serem entregues, incluindo seminários de lançamento e sensibilização, diagnóstico socioeconômico e ambiental das seis organizações de catadores constituídas, cursos de formação e educação em associativismo e cooperativismo, autogestão, gestão administrava e financeira, liderança e economia solidária”, revelou. A professora acrescentou que os profissionais serão certificados e que as cooperativas receberão orientações para o levantamento da documentação necessária à formalização de convênios com o Município.
A capacitação, no valor de R$ 270 mil, está sendo custeada pela Orizon. “Nós operamos em 12 estados, e posso afirmar que, em nenhum outro, percebemos esse nível de organização e de interesse de instituições e do poder público na gestão ambientalmente correta dos resíduos sólidos. É um prazer para nós participarmos desse processo. O recurso que estamos empregando é o menos importante, ele viabiliza, mas esse nível de envolvimento é o que mais importa”, ponderou Moacir Rosseti, diretor da empresa.
A vereadora Maysa Leão alertou que, a partir de agora, está nas mãos dos catadores a oportunidade de melhorar. “Vocês terão a oportunidade de adquirir o que ninguém jamais poderá tirar, que é o conhecimento. Façam o curso, sigam até o final. Assim, serão empresários, empreendedores, donos desse negócio. E o significado disso é a liberdade de vocês para sonhar com uma vida melhor”, afirmou.
Representante dos egressos do lixão de Cuiabá, o catador Thiago Silva Duarte considerou a reunião um momento de consagração, alegria e esperança. Lembrou que após a capacitação haverá a formalização da cooperativa e agradeceu a todos os envolvidos para a concretização dessa etapa. A apoiadora da Acamarc Reciclagem Cuiabá, Ana Domingas Conceição Silva também enalteceu a importância da capacitação.
“Lixo é renda para todos os catadores, que estão unidos com o objetivo comum de crescer. Vamos vencer com a ajuda de vocês”, declarou. “O catador precisa entender que ele é dono do próprio negócio. A gente está começando um curso e essa é uma conquista, um mérito de todo mundo”, acrescentou a presidente da Coopuniao, Andressa Brasil.
Com Comunicação MPMT
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Desembargador José Zuquim comandará Tribunal de Justiça de MT
Prefeitura de Cuiabá prorroga prazo para adesão ao Mutirão Fiscal
Tribunal de Justiça confirma lista tríplice para vaga de desembargador pelo MP
Inscrições para concurso dos Correios começam nesta quinta
Lúdio destaca piso salarial da enfermagem e promete mais qualidade na Saúde
Projeto de Jayme para guarda compartilhada de pets avança no Senado
Novo modelo de ditadura
Energia Solar: Justiça suspende cobrança retroativa de ICMS em MT
Nossa Senhora: a fé que me fortalece
TRE alerta: candidatos devem entregar prestação de contas até 5/11