Da Redação
A campanha dos principais candidatos - na corrida ao comando da prefeitura de Cuiabá, tem sido permeada de agendas que tem priorizado exposição de propostas - mas que já começam a desenhar um terreno de "maior enfrentamento".
Vale lembrar que os postulantes participam de debate hoje (20) realizado pelo portal de notícias Primeira Página.
No campo da campanha, o deputado Eduardo Botelho (União) frisa entendimento de que a meta é apresentar o eixo do Plano de Governo à população - buscando a transformação da gestão pública.
Botelho - que por vezes "cutuca" a atual administração da Capital, sob o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) - conta com apoio direto do governador Mauro Mendes e da primeira-dama, Virginia Mendes. A assessoria divulgou ações nesse sentido (confira a seguir).
Na linha que busca "equilibrar" o discurso está o deputado Lúdio Cabral (PT) - que frisa a ideia de que se for eleito - buscará parceria com o Governo do Estado.
Lúdio também tem aplicado tempo de campanha para apresentação de novas ações à gestão no município.
Abílio Brunino (PL), mesmo com um tom "mais leve" sobre seu polêmico perfil político - continua provocando "acaloradas discussões - leia-se a proposta de "instalar câmeras de vigilância em repartições públicas" - como destaca reportagem do Portal RDNews.
Outro candidato ao comando do Alencastro, Domingos Kennedy (MDB) - promete uma revisão de conceitos para a forma de administrar - aplicando nas propostas a dinâmica de gestão empresarial. Ele é empresário.
Confira informações disponibilizadas pelas respectivas assessorias:
Eduardo Botelho
A primeira-dama de Mato Grosso, Virgínia Mendes, liderou ato político com mais de 500 mulheres em apoio à candidatura de Eduardo Botelho (União) para prefeito de Cuiabá, na noite de segunda-feira (19), na sede estadual do União Brasil. O evento contou a presença de mulheres de diversos segmentos da sociedade, como forma de representar a união para tirar Cuiabá do buraco.
“É uma honra estar aqui com vocês, Botelho e Sônia. As mulheres são guerreiras, são fortes, estão aqui por uma Cuiabá melhor. Precisamos de mais solidariedade em Cuiabá, precisamos de saúde, precisamos de escola, precisamos de assistência social. Precisamos de muito em Cuiabá. Eu tenho andado o estado inteiro e, infelizmente, Cuiabá está sendo uma cidade abandonada. Temos municípios pequenos que são muito mais bem cuidados, com saúde, educação, asfalto, com qualidade de vida muito melhor que Cuiabá”, disse Virgínia Mendes.
O evento foi coordenado pela esposa de Eduardo Botelho, Sonia Botelho, e pela esposa do candidato a vice-prefeito Dr. Marcelo Sandrin, Joana Queiroz, que receberam de Virginia a missão de levar a Cuiabá um olhar de sensibilidade e carinho.
TIME UNIDO
Em apoio a Eduardo Botelho, também se reuniram no mesmo palco a senadora Margareth Buzzetti, a deputada federal Gisela Simona, a ex-deputada federal e viúva de Jonas Pinheiro, Celcita Pinheiro, a deputada estadual Janaína Riva, a ex-prefeita de Várzea Grande Lucimar Campos, a secretária de Estado de Assistência Social, Grasielle Bugalho, e a defensora pública de Mato Grosso, Maria Luziane.
Além de garantir o apoio a Eduardo Botelho, a presidente do União Brasil Mulher em Mato Grosso, Gisela Simona, fez uma apresentação de propostas para serem incluídas no plano de governo voltadas para a defesa da mulher. As candidatas a vereadoras de todos os partidos da coligação Juntos por Cuiabá (União / Republicanos / PP / Pode / PMB / PSB / Solidariedade / Federação PSDB-Cidadania) também entregaram propostas que serão incluídas como propostas do plano de governo participativo.
Domingos Kennedy
Em visita realizada a Feira Gastronômica do bairro Novo Terceiro, na última sexta-feira (16), o candidato a prefeito de Cuiabá, Domingos Kennedy (MDB), destacou que pretende fortalecer essas atividades em toda a cidade. Aos trabalhadores e frequentadores do local, Kennedy demonstrou que seu plano de governo prevê reestruturar e dinamizar as feiras livres, além de promover feiras orgânicas e agroecológicas no centro e nos bairros.
Dona Renilza Araújo de Magalhães é moradora do Novo Terceiro há mais de 45 anos e frequentadora assídua da feira que acontece semanalmente na Praça dos Cururueiros. Para ela, a presença do candidato da coligação Por Amor a Cuiabá no local foi fundamental para conhecer as propostas.
Ela disse que, além das ideias apresentadas para melhorar as feiras livres, deseja que Kennedy também invista em saúde e educação. “Eu não tinha ninguém para apoiar, mas conhecendo o Kennedy digo que ele pode contar comigo. Deu para ver que é uma pessoa bem estruturada, que tem tudo para ganhar eleição e ajudar a população. A gente espera que ele olhe pela cidade, olhe pelo povo, olhe pela nossa saúde e pela nossa educação. Que Deus possa abençoá-lo nessa jornada e que ele faça um ótimo trabalho na prefeitura”, disse Dona Renilza.
Outro que conheceu e aprovou as propostas de Domingos Kennedy foi Oilson de Souza, também morador do bairro Novo Terceiro. “Esperamos que ele olhe com muito carinho para esses trabalhadores e expanda as feiras comunitárias no nosso município. Vimos que ele é uma pessoa competente, honesta e entende de gestão. Por isso, com a graça de Deus, será o próximo prefeito de Cuiabá”, afirmou o morador.
Kennedy assegurou ainda que seu plano de governo possui propostas como: ampliar as atividades dos produtores locais e apoiar a venda dos produtos produzidos pela Agricultura Familiar e Pequeno Produtor Rural; expandir a capacidade de aporte financeiro de crédito das atividades do Microempreendedor Individual (MEI); realizar com entidades para cursos de qualificação; incentivar o empreendedorismo individual e as compras no comércio local.
“As feiras livres são tradicionais na nossa Cuiabá. É uma atividade que fomenta o comércio local, gera emprego e renda e ainda leva cultura e lazer para nossa população. Sou empresário e sei das dificuldades que o empreendedor enfrenta. Então, nossa proposta é ampliar essas ações, fortalecer e dar mais condições para que esses trabalhadores alcancem mais bairros”, argumentou o candidato.
Lúdio Cabral
O médico e candidato a prefeito de Cuiabá Lúdio Cabral realizou a primeira Roda da Cidadania da campanha eleitoral na segunda-feira (19), reunindo eleitores, apoiadores e candidatos da coligação "Coragem e Força pra Mudar". O encontro foi marcado pelo compartilhamento de ideias que irão construir a caminhada até as urnas em outubro.
"A Roda é uma tradição no nosso mandato. É o lugar onde as pessoas são ouvidas, como serão ouvidas na nossa gestão. Aqui é uma oportunidade de nos encontrarmos, avaliarmos nossos passos e aprendermos com todos", comenta o candidato Lúdio. Na ocasião, o candidato Lúdio anunciou a agenda da semana, que prevê debate, entrevistas em portais de notícias e campanha nas ruas, com entrega de panfletos, além da presença em ato de candidatos a vereadores e vereadoras.
A candidata a vice-prefeita, Rafaela Fávaro, também participou da reunião e destacou como a campanha de Lúdio tem sido bem recebida nas ruas e o quanto isso fortalece a missão de mudar a cidade de verdade. "Eu estou muito feliz com essa campanha. Tem sido muito boa a recepção porque o Lúdio tem um nome leve, Lúdio é uma pessoa carismática e por isso é fácil falar dele e mostrar para as pessoas que é o melhor candidato a prefeito e que nós temos as melhore propostas".
Durante a Roda, os participantes tiveram a oportunidade de manifestarem apoio a Lúdio e mostraram compromisso com a candidatura. Leiva Lelê, por exemplo, contou que tem percorrido bairros da periferia de Cuiabá para defender o nome de Lúdio. "A população está enxergando e está despertando para o processo eleitoral. Com quem eu tenho conversado é sempre isso: não tem outro igual e nem melhor que o Lúdio", declarou a candidata a vereadora.
"A Roda da Cidadania e a roda da representatividade e do fortalecimento da campanha, daqui a gente sai cheio de esperança de que vamos construir a vitória", disse o apoiador Antônio Carlos.
Já a candidata a vereadora Fanize Albuês lembrou do desafio a ser enfrentado. Para ela, as pessoas precisam voltar a acreditar que é possível mudar e sair da mesmice. "É compreensível que as pessoas estejam desiludidas com a política, porque Cuiabá é uma cidade com muitos problemas, tem muita coisa por fazer. Isso desanima as pessoas. Mas a gente vai conseguir mostrar para elas que é possível sonhar e realizar esse sonho de mudança", declarou Fanize.
Lúdio é candidato a prefeito de Cuiabá ao lado de Rafaela Fávaro, candidata a vice-prefeita. A coligação "Coragem e Força pra Mudar" é formada pelos partidos PSD, Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV) e Federação PSOL REDE.
Abilio Brunini
Espaço segue aberto para eventuais informações sobre a campanha.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
DPU: Justiça homologa acordo histórico sobre reconhecimento de danos do racismo no Brasil
Expediente bancário tem alterações neste final de ano
Urgência: MP pede que prefeitura restabeleça funcionamento de farmácia
Benefícios fiscais e Mato Grosso
A estrela de Belém
Processo administrativo tributário
PF: Operação integrada combate crimes ambientais na TI Sararé
Viagens no Paiaguás: Botelho assume Governo de Mato Grosso
Assembleia Legislativa suspende atividades; retorno dia 6 de janeiro
Três em cada dez domicílios não contam com rede de esgoto