Da Redação
“O pantanal vive a sua pior seca em 70 anos e registra incêndios há pelo menos cinco anos. Então, essa ação é fundamental e vai atender a três situações: combate às chamas, matar a sede dos animais e atrair turistas”, avaliou o senador Wellington Fagundes (PL-MT). A análise de Fagundes foi considerada no quadro em que "cinco poços artesianos estão sendo entregues nesta semana para o combate aos incêndios do pantanal e a dessedentação de animais".
Assessoria acrescenta:
Eles estão sendo usados para abastecer represas construídas na mesma área para facilitar o acesso à água tanto pelo Corpo de Bombeiros, quanto pelos animais, incluindo as comitivas de bois e cavalos.
O projeto é resultante da parceria entre o senador Wellington Fagundes, presidente da Subcomissão do Pantanal no Senado Federal, o deputado estadual Carlos Avallone, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, a Energisa e o governo do Estado por meio da Metamat, Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Meio Ambiente e o Corpo de Bombeiros.
Os locais dos poços artesianos foram estrategicamente definidos para permitir o rápido acesso pelos caminhões do Corpo de Bombeiros em caso de incêndios e devem se transformar, com o tempo, em novo ponto turístico ao longo da rodovia, já que devem atrair animais silvestres e proporcionar a formação de flora em seu entorno.
Dono de uma pousada na Transpantaneira, o empresário André Thuronyi diz que a obra é um sonho de vários anos e que ganhou abrangência e apoio após os incêndios de 2020, no pantanal.
“Tem muita gente que não acredita que enfrentamos dificuldades de acesso à água em pleno pantanal. Mas isso acontece”, disse.
O deputado estadual Carlos Avallone reforça a importância de ações conjuntas para a prevenção aos incêndios no pantanal e acredita que muitas tragédias ambientais poderiam ser evitadas unindo-se a forças.
Já o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Flávio Gledson Vieira Bezerra, diz que os poços são de grande importância para o combate aos incêndios já que os bombeiros encontram dificuldades de acesso para abastecer as viaturas.
Os poços estão localizados nos kms 34, 80, 94 e 127. Um outro foi construído no km 47 ainda em 2021, mediante Termo de Ajustamento de Conduta.
Antes de inaugurar os poços artesianos, a comitiva esteve em Cáceres para conhecer as ações da Marinha do Brasil no combate aos incêndios no pantanal. A visita terminou em Ladário (MS), na 6ª Base Naval da Marinha e inclui, ainda, uma visita ao acampamento do Exército no km 114 da Transpantaneira.
Com Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Mendes anuncia aumento dos recursos do SER Família Habitação
Gefron desmantela facção em MT e apreende 101 kg de cocaína
Aviso do Estado: bloqueio total em trecho da avenida Miguel Sutil
Operação prende homem que se passava por policial federal
PC combate comércio ilegal e apreende três toneladas de pescado
Governo: mais 83 novos ônibus para transportar alunos do campo
Responsabilidade Social: um compromisso que transforma
O Tema 1404 do STF e a suspensão da prescrição: o que o réu tem a ver com isso?
Saúde: TCE lidera Comissão de Monitoramento para reduzir judicialização
A nova era do risco: como o setor de seguros vem se adaptando ao avanço dos eventos climáticos extremos