Da Redação
"Unidades de atenção especializada terão que oferecer diagnóstico e tratamento às pessoas acometidas pelo lipedema, em Mato Grosso. A Lei 12594, proposta pelo deputado Max Russi (PSB), foi promulgada pela Assembleia Legislativa" - após derrubada de veto governamental.
Via Comunicação - assinala:
A nova legislação deve garantir a implementação de políticas públicas a fim de evitar que a doença vascular crônica se alastre e coloque em risco a saúde de mais pessoas.
De acordo com o Jornal Vascular Brasileiro, o problema atinge atualmente 12% da população brasileira. “Essa lei é muito importante, pois precisamos reforçar essa obrigação do poder público. É uma doença que, em determinados casos, torna necessário o tratamento psicológico”, argumentou.
O Governo do Estado chegou a vetar o projeto de lei de Max, alegando inconstitucionalidade formal, por instituir obrigação que resulta em despesa pública, com possibilidade de impacto orçamentário.
No entanto, o argumento foi rebatido por Max Russi e as Comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e de Saúde, tendo assim o aval dos deputados estaduais para a derrubada do veto.
O lipedema é caracterizado pelo acúmulo anormal de gordura no corpo, em especial, nas pernas. A enfermidade também provoca dor, inchaço, hematomas e sensação de peso nos membros inferiores.
Com Assessoria
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Tráfico de drogas na mira: PC de MT integra operação nacional
Mercado financeiro projeta inflação de 4,83% em 2025
Fui professor em escola particular, esse tempo conta como magistério no Regime Próprio em que vou me aposentar?
STF e a chance de corrigir o injusto cálculo da aposentadoria por invalidez
Idoso é preso acusado de maus-tratos de animal e crimes ambientais
Indústria precisa investir na resiliência climática para mitigar riscos e prejuízos?
Setembro: mês do turismo e de novas oportunidades para Várzea Grande
Vice-governador promete fortalecer agro e avançar em investimentos
PC confirma prisão de casal suspeito de torturar crianças
Governo de MT destaca programa SER Família Habitação