• Cuiabá, 04 de Julho - 00:00:00

Lula volta a atacar BC: Estou há 2 anos com presidente do Bolsonaro


Por Isabella Cavalcante/Portal Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta segunda-feira (1º/7), não ser “correto” o Banco Central (BC) poder manter o mesmo presidente durante as trocas do chefe do Executivo. Lula criticou estar até hoje com o chefe do BC escolhido por Jair Bolsonaro (PL).

“Como pode o presidente da República ganhar as eleições e, depois, não poder indicar o presidente do Banco Central? Ou, se indica, ele tem uma data. Estou há dois anos com o presidente do Banco Central do Bolsonaro. Então, não é correto isso”, reclamou em entrevista à Rádio Princesa, da Bahia.

O atual presidente do BC é Roberto Campos Neto, que pode ficar no cargo até o último dia de 2024. Na disputa da sucessão, Gabriel Galípolo, diretor de Política Monetária do BC, é tido como favorito. Lula já chamou Galípolo de “completíssimo” e com “todas as condições” para liderar a instituição.

O petista, em entrevista, teceu mais críticas à relevância de Campos Neto. “O que não dá é para o cidadão ter um mandato e ser mais importante do que o presidente da República. Isso que está equivocado”, queixou-se.

Lula comentou ser necessária “muita paciência” para “esperar chegar a hora de indicar outro candidato”. O chefe do Executivo afirmou desejar para o BC um presidente “que olhe um pouco o país como ele é, não do jeito que o sistema financeiro fala”.

Além das diferenças ideológicas com Campos Neto, o presidente da República tem criticado o BC pela manutenção da taxa básica de juros, a Selic, a 10,5% ao ano na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: