• Cuiabá, 02 de Julho - 00:00:00

LAVAGEM DAS ESCADARIAS DA IGREJA DO ROSÁRIO E SÃO BENEDITO


Seguindo as tradições, pontualmente às 9h da manhã, os fiéis, embalados pelos sons de atabaque e cantos afro-brasileiros, iniciaram a caminhada pela Avenida Coronel Escolástico com destino à Igreja do Rosário e São Benedito, onde foi realizada a oitava lavagem das escadarias da Igreja do Rosário e São Benedito. Neste ano, o tema foi "Energia Ancestral Axé!", que promoveu a mensagem de paz entre os povos.

O evento é apoiado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, e integra o Calendário Oficial de Eventos Culturais do Município de Cuiabá, através da Lei 6.304, de 28 de setembro de 2018.

A pontualidade do horário se dá devido às crenças religiosas. “O horário de 9h vai de encontro com o número dos ancestrais, com a energia ancestral. Todos os anos damos continuidade nessa tradição, respeitando nossos ancestrais”, explicou Regina de Oliveira, presidente da Associação Lavagem das Escadarias Rosário e São Benedito, entidade responsável pela realização do evento anual.

A festividade tem o intuito de promover a igualdade racial e cultural, combatendo todas as formas de racismo, violência, discriminação e intolerância religiosa, além de dar visibilidade às ações culturais das comunidades tradicionais (quilombolas) e dos povos de terreiro e religiões de matriz africana.

“A Prefeitura de Cuiabá preza muito pela inclusão e igualdade. Mais um ano fizemos questão de ser parceiros neste evento tradicional para o povo cuiabano. Essa ação tem principalmente o objetivo de dar voz e visibilidade às ações das comunidades tradicionais quilombolas e das religiões de matriz africana,” pontuou o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Justino Astrevo.

A ação promoveu o encontro de fiéis de diversas vertentes religiosas, como umbanda, catolicismo, islamismo, kardecismo, candomblé, entre outras. O encerramento das festividades aconteceu na Associação Mato-grossense dos Delegados de Polícia (Amdepol) e contou com cerca de quinhentos festeiros.

 

Por Alessandra Marques/Secom




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: