• Cuiabá, 19 de Julho - 00:00:00

Prefeitura alerta sobre obras para ampliação da Avenida República do Líbano


Da Redação

"O encurtamento do canteiro central que dá acesso à 'rotatória do Bom Clima', na avenida República do Líbano, foi a medida aplicada pela Diretoria de Engenharia da Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá para ampliar a pista, com o intuito de fornecer melhorias para a fluidez do trânsito na região", alerta a gestão.

O Executivo municipal pontua que "futuramente, na segunda etapa de obras de melhorias na mobilidade urbana, a rotatória localizada em frente ao Supermercado Gama passará a funcionar como retorno".

Via Comunicação - reforça:

Dividida em duas etapas, a expectativa é de que as intervenções realizadas pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Obras, sejam totalmente finalizadas até o final de julho.

Conforme a diretora de engenharia da Semob, Adrielle Martins, com o corte do canteiro central, os condutores passarão a ter a pista livre até a trincheira que dá acesso à MT-010 (Rodovia Helder Cândia).

“Nós já estamos na fase de pavimentação dessa nova faixa de rolamento, que deve trazer maior fluidez para o trânsito na região. A previsão é de que a primeira etapa seja finalizada nos próximos 15 dias, no final de junho. Com o aumento da faixa de rolamento, automaticamente melhora a fluidez no sentido da trincheira que acessa a rodovia. Quanto à rotatória em frente ao Supermercado Gama, essa vai perder a característica de rotatória e vai se transformar em um retorno, já que também vamos fechar uma de suas alças. Além disso, nós vamos fazer todo o recapeamento de ambos os lados da via, do trecho que vai da Procuradoria Geral do Estado até o que será o novo retorno,” explicou.

No que diz respeito à segunda etapa da obra, a previsão é de que as novas intervenções sejam realizadas em julho, momento em que haverá o fechamento de uma das alças da rotatória, localizada em frente ao Supermercado Gama. Segundo Adrielle, o projeto também propõe o encurtamento do canteiro central até as proximidades do estabelecimento comercial.

“Também haverá o corte no canteiro próximo ao Supermercado Gama, justamente para aumentar um pouco essa caixa viária e encaixar três faixas de rolamento para maior fluidez. Do lado oposto, nas proximidades do Clube Monte Líbano, a avenida ganha mais uma pista, proporcionando um trânsito mais fluido no sentido do centro”, disse.

Ao comentar sobre a obra, a secretária de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni, enfatizou que, além da própria República do Líbano, a ação contribuirá também para o desafogamento do trânsito evidenciado na região do Centro Político Administrativo.

“Essa é mais uma grande obra da Prefeitura Municipal de Cuiabá, um complexo que está sendo feito após muito estudo técnico e que vai desafogar o trânsito tanto do Centro Político quanto da própria República do Líbano. Essa obra é mais uma obra que nós estamos prestes a entregar para a população cuiabana e que reforça todo o nosso compromisso com a população, uma ação que é pensada, principalmente, na melhoria da mobilidade urbana para cada cuiabano residente na capital”, acrescentou.

Controle de trânsito

Devido ao fluxo de obras, equipes da Semob atuam na região todos os dias, a partir das 7h da manhã. No local, é realizada a canalização, a demarcação da via com cones e rondas pelo local. A ação tem como objetivo conter o fluxo de trânsito na região, que aumentou excessivamente em virtude da obra do BRT, que acontece na Av. Historiador Rubens de Mendonça.

Isso porque todos os bairros que tinham a popular Av. do CPA como rota principal passaram a optar pela República do Líbano como via alternativa principal, preferencialmente de moradores dos bairros localizados na região, tais como Jardim Vitória, Jardim Florianópolis, Novo Paraíso e demais adjacentes.

 

Com Secom




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: