Da Redação
"O encurtamento do canteiro central que dá acesso à 'rotatória do Bom Clima', na avenida República do Líbano, foi a medida aplicada pela Diretoria de Engenharia da Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá para ampliar a pista, com o intuito de fornecer melhorias para a fluidez do trânsito na região", alerta a gestão.
O Executivo municipal pontua que "futuramente, na segunda etapa de obras de melhorias na mobilidade urbana, a rotatória localizada em frente ao Supermercado Gama passará a funcionar como retorno".
Via Comunicação - reforça:
Dividida em duas etapas, a expectativa é de que as intervenções realizadas pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Obras, sejam totalmente finalizadas até o final de julho.
Conforme a diretora de engenharia da Semob, Adrielle Martins, com o corte do canteiro central, os condutores passarão a ter a pista livre até a trincheira que dá acesso à MT-010 (Rodovia Helder Cândia).
“Nós já estamos na fase de pavimentação dessa nova faixa de rolamento, que deve trazer maior fluidez para o trânsito na região. A previsão é de que a primeira etapa seja finalizada nos próximos 15 dias, no final de junho. Com o aumento da faixa de rolamento, automaticamente melhora a fluidez no sentido da trincheira que acessa a rodovia. Quanto à rotatória em frente ao Supermercado Gama, essa vai perder a característica de rotatória e vai se transformar em um retorno, já que também vamos fechar uma de suas alças. Além disso, nós vamos fazer todo o recapeamento de ambos os lados da via, do trecho que vai da Procuradoria Geral do Estado até o que será o novo retorno,” explicou.
No que diz respeito à segunda etapa da obra, a previsão é de que as novas intervenções sejam realizadas em julho, momento em que haverá o fechamento de uma das alças da rotatória, localizada em frente ao Supermercado Gama. Segundo Adrielle, o projeto também propõe o encurtamento do canteiro central até as proximidades do estabelecimento comercial.
“Também haverá o corte no canteiro próximo ao Supermercado Gama, justamente para aumentar um pouco essa caixa viária e encaixar três faixas de rolamento para maior fluidez. Do lado oposto, nas proximidades do Clube Monte Líbano, a avenida ganha mais uma pista, proporcionando um trânsito mais fluido no sentido do centro”, disse.
Ao comentar sobre a obra, a secretária de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni, enfatizou que, além da própria República do Líbano, a ação contribuirá também para o desafogamento do trânsito evidenciado na região do Centro Político Administrativo.
“Essa é mais uma grande obra da Prefeitura Municipal de Cuiabá, um complexo que está sendo feito após muito estudo técnico e que vai desafogar o trânsito tanto do Centro Político quanto da própria República do Líbano. Essa obra é mais uma obra que nós estamos prestes a entregar para a população cuiabana e que reforça todo o nosso compromisso com a população, uma ação que é pensada, principalmente, na melhoria da mobilidade urbana para cada cuiabano residente na capital”, acrescentou.
Controle de trânsito
Devido ao fluxo de obras, equipes da Semob atuam na região todos os dias, a partir das 7h da manhã. No local, é realizada a canalização, a demarcação da via com cones e rondas pelo local. A ação tem como objetivo conter o fluxo de trânsito na região, que aumentou excessivamente em virtude da obra do BRT, que acontece na Av. Historiador Rubens de Mendonça.
Isso porque todos os bairros que tinham a popular Av. do CPA como rota principal passaram a optar pela República do Líbano como via alternativa principal, preferencialmente de moradores dos bairros localizados na região, tais como Jardim Vitória, Jardim Florianópolis, Novo Paraíso e demais adjacentes.
Com Secom
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Vice-governador promete fortalecer agro e avançar em investimentos
PC confirma prisão de casal suspeito de torturar crianças
Governo de MT destaca programa SER Família Habitação
Senador Wellington Fagundes assina CPMI da Vaza Toga
Tribunal de Justiça de Mato Grosso alerta sobre golpe do pharming
Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor
MPF alerta que irá acompanhar demarcação da Aldeia Tsõreprè
Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França
Por que Popper ainda importa?
Hora de incluir Taiwan na ONU - Assembleia de 2025 é chance de corrigir desequilíbrio