• Cuiabá, 25 de Agosto - 2025 00:00:00

SENAI - AGRO.IND


Quando a Barralcool entrou para o programa de inovação aberta do Instituto Senai de Tecnologia (IST MT), o Agro.Ind, um de seus desafios era não só otimizar, mas também digitalizar o processo de medição dos estoques de etanol. A startup Mogai foi a responsável por criar uma solução para este desafio.

A solução proposta utiliza sensores infravermelhos para monitoramento não invasivo do nível de líquido. O equipamento é capaz de captar a altura do líquido dentro do tanque a partir de uma distância segura e sem necessidade de contato direto.

O processo que, anteriormente era feito de forma manual, passou a ser realizado de forma automática, gerando mais segurança e eliminando riscos aos colaboradores e eficiência para a empresa.

Inicialmente, a Mogai pensou em instalar sensores fixos em cada tanque. No entanto, verificou-se que uma solução móvel seria economicamente viável e flexível. Assim, desenvolveu-se um equipamento portátil em que os operadores podem posicionar ao redor dos tanques para realizar medições.

Presente na reunião de encerramento do projeto, realizada nesta segunda-feira (10.06), o diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini, comemorou a entrega parabenizando as empresas envolvidas e pontuando como o Agro.ind tem sido responsável por promover a inovação e a tecnologia dentro das agroindústrias de Mato Grosso.

“Estamos rompendo uma grande inércia que temos em nosso estado com as empresas, que é a de fazer inovação. Que a gente tenha cada vez mais oportunidades de fazer essa inovação acontecer no estado. Nosso programa já está se tornando maior do que a gente imaginou, o que mostra que nosso estado tem espaço para crescer”, comemorou Braguini.

Já o representante da Barralcool, Bernardo Schunke França, disse que o Agro.ind está cumprindo sua missão de unir empresas e seus desafios com startups e suas soluções. “O programa está cumprindo seu papel de ser um hub entre as empresas do Mato Grosso e as startups do Brasil, encontrando soluções para os desafios enfrentados".

O programa

Lançado em maio de 2023 pelo Instituto Senai de Tecnologia de Mato Grosso (IST MT), o programa Agro.ind tem como missão levantar desafios de agroindústrias e buscar soluções de startups de todo o país.

Nesta primeira edição, 13 startups do país foram selecionadas para desenvolverem e testarem soluções aos 19 desafios das sete agroindústrias de Mato Grosso parceiras do programa: Agro Amazônia, Barralcool, Destilarias Novo Milênio, Fiagril, Natter Âmbios, ROOT BR e TRC.

 

Da Assessoria Senai-MT




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: