Quando a Barralcool entrou para o programa de inovação aberta do Instituto Senai de Tecnologia (IST MT), o Agro.Ind, um de seus desafios era não só otimizar, mas também digitalizar o processo de medição dos estoques de etanol. A startup Mogai foi a responsável por criar uma solução para este desafio.
A solução proposta utiliza sensores infravermelhos para monitoramento não invasivo do nível de líquido. O equipamento é capaz de captar a altura do líquido dentro do tanque a partir de uma distância segura e sem necessidade de contato direto.
O processo que, anteriormente era feito de forma manual, passou a ser realizado de forma automática, gerando mais segurança e eliminando riscos aos colaboradores e eficiência para a empresa.
Inicialmente, a Mogai pensou em instalar sensores fixos em cada tanque. No entanto, verificou-se que uma solução móvel seria economicamente viável e flexível. Assim, desenvolveu-se um equipamento portátil em que os operadores podem posicionar ao redor dos tanques para realizar medições.
Presente na reunião de encerramento do projeto, realizada nesta segunda-feira (10.06), o diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini, comemorou a entrega parabenizando as empresas envolvidas e pontuando como o Agro.ind tem sido responsável por promover a inovação e a tecnologia dentro das agroindústrias de Mato Grosso.
“Estamos rompendo uma grande inércia que temos em nosso estado com as empresas, que é a de fazer inovação. Que a gente tenha cada vez mais oportunidades de fazer essa inovação acontecer no estado. Nosso programa já está se tornando maior do que a gente imaginou, o que mostra que nosso estado tem espaço para crescer”, comemorou Braguini.
Já o representante da Barralcool, Bernardo Schunke França, disse que o Agro.ind está cumprindo sua missão de unir empresas e seus desafios com startups e suas soluções. “O programa está cumprindo seu papel de ser um hub entre as empresas do Mato Grosso e as startups do Brasil, encontrando soluções para os desafios enfrentados".
O programa
Lançado em maio de 2023 pelo Instituto Senai de Tecnologia de Mato Grosso (IST MT), o programa Agro.ind tem como missão levantar desafios de agroindústrias e buscar soluções de startups de todo o país.
Nesta primeira edição, 13 startups do país foram selecionadas para desenvolverem e testarem soluções aos 19 desafios das sete agroindústrias de Mato Grosso parceiras do programa: Agro Amazônia, Barralcool, Destilarias Novo Milênio, Fiagril, Natter Âmbios, ROOT BR e TRC.
Da Assessoria Senai-MT
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Senador reforça fala de ministro: cadê o equilíbrio entre Poderes?
Moratória da soja: decisão do STF cita defesa feita pelo presidente da ALMT
Operação integrada da Polícia Civil prende membros de facção no RJ
Alerta do Estado: Ciosp registra mais de 16 mil trotes em sete meses
PM confirma prisão em flagrante de suspeito de feminicídio
O problema do mal
Código Eleitoral divide Senado com voto impresso e outras polêmicas
Operação da Polícia Civil prende advogado no interior de MT
A urgência de uma ação decisiva da ONU para garantir a inclusão e a proteção de Taiwan
Quando a beleza cura