Da Redação
'O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) avisou que "vai fiscalizar as ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) em todo o estado".
O TCE ressalta que "sob relatoria do presidente da Comissão Permanente de Educação e Cultura (Copec), conselheiro Antonio Joaquim, o levantamento trará um diagnóstico sobre a implementação e os resultados do programa".
A Corte de Contas pontua:
Instituído em 2023, o CNCA é coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), em colaboração com estados e municípios. Seu objetivo é garantir a alfabetização de todas as crianças do Brasil até o final do 2º ano do ensino fundamental, além da recuperação das aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia.
Dessa forma, o levantamento do TCE-MT vai analisar o cumprimento das medidas dispostas no Decreto Federal n° 11.556/2023, que regulamenta o CNCA, resultando também no mapeamento de eventuais riscos associados à sua execução.
A adesão ao Compromisso implica a responsabilidade de melhorar os resultados de alfabetização, com atenção à redução das desigualdades de aprendizagem entre estudantes. Assim, a fiscalização também tem em vista elementos referentes às perspectivas intersetoriais, intergovernamentais e extragovernamentais.
Para tanto, a próxima etapa do trabalho, realizado pelos auditores de controle externo Volmar Bucco Junior e Camila Goulart Carvalho Simões, inclui o envio de questionário aos gestores.
Vale destacar que a fiscalização está sendo realizada de forma coordenada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) com outros 24 tribunais de contas brasileiros. Além disso, o trabalho considera a adesão do TCE-MT à Ação Unificada Nacional da Educação, coordenada pelo Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB).
Com Comunicação TCE-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal