Da Redação
'O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) avisou que "vai fiscalizar as ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) em todo o estado".
O TCE ressalta que "sob relatoria do presidente da Comissão Permanente de Educação e Cultura (Copec), conselheiro Antonio Joaquim, o levantamento trará um diagnóstico sobre a implementação e os resultados do programa".
A Corte de Contas pontua:
Instituído em 2023, o CNCA é coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), em colaboração com estados e municípios. Seu objetivo é garantir a alfabetização de todas as crianças do Brasil até o final do 2º ano do ensino fundamental, além da recuperação das aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia.
Dessa forma, o levantamento do TCE-MT vai analisar o cumprimento das medidas dispostas no Decreto Federal n° 11.556/2023, que regulamenta o CNCA, resultando também no mapeamento de eventuais riscos associados à sua execução.
A adesão ao Compromisso implica a responsabilidade de melhorar os resultados de alfabetização, com atenção à redução das desigualdades de aprendizagem entre estudantes. Assim, a fiscalização também tem em vista elementos referentes às perspectivas intersetoriais, intergovernamentais e extragovernamentais.
Para tanto, a próxima etapa do trabalho, realizado pelos auditores de controle externo Volmar Bucco Junior e Camila Goulart Carvalho Simões, inclui o envio de questionário aos gestores.
Vale destacar que a fiscalização está sendo realizada de forma coordenada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) com outros 24 tribunais de contas brasileiros. Além disso, o trabalho considera a adesão do TCE-MT à Ação Unificada Nacional da Educação, coordenada pelo Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB).
Com Comunicação TCE-MT
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Secretário alerta: MT poderá ter uma redução de 30% na arrecadação
VG confirma prioridades: Rodoviária, IML, Mercado, maternidade e DAE
Juizado Ambiental apreende quase duas toneladas de carvão mineral
Cesta básica volta a ficar abaixo dos R$ 800, aponta estudo
A Bomba-Relógio Social: Entre o MEI, o Auxílio e o Algoritmo
O valor das pequenas tradições em um mundo cada vez mais fragmentado
Adolescência, o desafio dos filhos e o aprendizado dos pais
Após ação do MP, PC prende vereador acusado de manter farmácia clandestina
Inmet emite alerta vermelho para baixa umidade do ar em 5 estados e DF
Mendes anuncia aumento dos recursos do SER Família Habitação