Da Redação
O Senado aprovou o projeto de lei 5098/2019, que tem como finalidade alocar recursos para enfrentamento às ‘catástrofes climáticas’ no Brasil. De autoria do senador Jayme Campos (União-MT) o projeto cria o Fundo Nacional sobre Mudança do Clima, para prever a destinação de recursos para ações de prevenção, monitoramento e combate do desmatamento, das queimadas, dos incêndios florestais e dos desastres naturais.
O projeto de Jayme Campos ganhou prioridade depois da tragédia climática registrada no Rio Grande do Sul, cujas cheias deixaram 77.202 pessoas em abrigos; 540.188 desalojadas; e 2,3 milhões afetadas diretamente pelas enchentes. A matéria foi aprovada por unanimidade, em caráter terminativo, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e segue para Câmara dos Deputados.
“Esperamos agora que a Câmara também dê a devida prioridade para aprovação dessa proposta. É o que esperamos neste momento de tanto sofrimento para a nossa nação” – frisou Jayme Campos. Além da catástrofe no Rio Grande do Sul, Jayme Campos pontuou outras tragédias recentes ocorridas no Brasil, como os incêndios registrados na Amazônia Legal e no Pantanal Mato-grossense.
Na Amazônia, as queimadas e os incêndios florestais são fortemente associados ao desmatamento ilegal, além de desastres e fenômenos naturais. O Pantanal foi atingido em 2020 pela maior tragédia de sua história, com a destruição de 4 milhões de hectares. Situações que, segundo ele, apontam a urgência na adoção de medidas para prevenir outras ocorrências.
Campos enfatizou que o desmatamento e as queimadas, como a que ocorreram no Pantanal, “provocam imensos impactos negativos à imagem do Brasil, sobretudo para os setores mais responsáveis do agronegócio”.
Segundo ele, há de fato também preocupação com o setor produtivo que corre o risco de sofrer restrições de origem não tarifárias à venda de seus produtos no mercado internacional, sob o argumento de que o país teria descuidado de suas políticas ambientais de proteção à Amazônia.
“Senador Jayme Campos é sim do agro, mas sempre tem essa visão de harmonia, com olhar desde ao pequeno agricultor familiar até ao grande produtor, sem se esquecer do meio ambiente” – disse o senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL), ao lamentar a demora na aprovação da matéria.
“Este é um projeto inteligente, que trabalha na linha da prevenção”. Ao elogiar a iniciativa de Jayme Campos, o senador Otto Alencar (PSD-BA) fez um alerta contundente. Segundo ele, o Brasil perde, por ano, 352 km² de lâmina d’água na Bacia Amazônica.
“É importante que alguém tome essa consciência e tem que partir do Poder Executivo, numa ação com os Estados e municípios” – frisou o senador baiano. Wellington Fagundes (PL-MT) pediu também aprovação do projeto 5482, de 2020, que estabelece o Estatuto do Pantanal. Atualmente, não há previsão legal de destinação de recursos do Fundo Clima para ações de combate às queimadas e aos desastres naturais.
A proposta aprovada garante condições para o apoio financeiro para ações de monitoramento e prevenção das mudanças do climáticas em todos os entes da federação.
O Fundo Clima conta, somente para este ano, com cerca de R$ 10 bilhões de reais em caixa. A expectativa, segundo o senador, é de que ocorra, com a transferência de recursos, o fortalecimento das instituições dos diversos entes federados que atuam na área de prevenção e monitoramento desses eventos, a exemplo do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) e das brigadas de incêndio dos estados e municípios da Amazônia Legal. Ele também prevê recursos para o Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal.
Com Assessoria

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Recursos: MP destaca que STJ ajusta penas em casos graves
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje
Taxação da carne bovina brasileira pela China
PM desmantela esquema de furto de diesel no Estado
Cibersegurança municipal: o risco invisível que já bate à porta
Wellington defende derrubada de veto à regularização na faixa de fronteira
TJ: entidade filantrópica pode ingressar ação no foro de seu domicílio
Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento
PC deflagra operação contra furto de defensivos agrícolas
Justiça condena concessionária por morte causada por animal