Da Redação
"Celebrado na próxima segunda-feira (8), o aniversário de Cuiabá deve movimentar R$ 118 milhões nas diversas atividades ligadas ao comércio de bens, serviços e turismo de Cuiabá e região", destaca a Fecomércio-MT.
A entidade evidencia:
O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destacou a importância do levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa e Análise da federação (IPF-MT) e sua contribuição no monitoramento da economia local.
“A pesquisa consegue verificar um percentual significativo de pessoas que pretendem aproveitar o feriado para viajar dentro do estado, ir a eventos e estabelecimentos de Cuiabá, totalizando 32% dos entrevistados, fomentando, assim, a economia e o turismo regional”, explica Wenceslau Júnior, que completa reforçando a proximidade da data com o fim de semana.
“O fato de o feriado ocorrer próximo do final de semana pode ter influenciado um maior número de viagens, assim como aumentado a tendência de realizar alguma atividade na capital, seja participando de eventos, indo a parques ou em bares e restaurantes”.
O gasto médio, revelado na pesquisa, será de R$ 331,96, sendo o Pix a forma de pagamento mais mencionada com 37%, seguido de 25% que apontaram o cartão de crédito, mesmo percentual dos que disseram que pagarão com cartão de débito.
Dos entrevistados que pretendem fazer alguma atividade na capital, que totalizam 22%, a maioria (60%) afirmou que costuma frequentar locais específicos, outros 19% realizarão pesquisas nas mídias sociais e 13% que pretendem decidir o que irão fazer pouco tempo antes.
Já para os que pretendem viajar, 75% irão de carro, outros 17% de ônibus e 8% de avião. Os que escolheram viajar correspondem a 12% do total de respondentes da pesquisa, fomentando o turismo interno, em outros estados e até fora do país.
O presidente da Fecomércio Mato Grosso conclui que “a concentração populacional na capital do estado e um feriado como este, próximo do fim de semana, gera uma movimentação econômica interessante para o estado, já que muitos se destinam a cidades vizinhas, com forte potencial turístico”.
Entre os respondentes, 37% afirmaram que irão ficar ou descansar em casa, gastando em média R$ 116,67 no período, outros 19% disseram que não sabem e 7% não escolheram nenhuma das opções apresentadas.
Com Comunicação Fecomércio-MT


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