Da Redação
A Polícia Federal tem acentuado no Estado as operações contra "garimpos ilegais".
Nesta segunda-feira (4/3), a PF - via Comunicação, disponibilizou o quadro de ações recentes.
Ressalta que "as atividades resultaram na prisão em flagrante de 18 pessoas".
Confira:
A Polícia Federal concluiu no sábado, dia 2/3, ações operacionais de combate à extração ilegal de ouro em garimpos situados no município de Pontes e Lacerda/MT, com o cumprimento mandados de busca e apreensão e desintrusão de garimpo com a deflagração das Operações Mina do Bananal e Mina de Ernesto.
Foram seis dias de trabalho em região de mata fechada, para alcançar os pontos de usurpação de matéria-prima da União por extração ilegal de ouro.
No primeiro dia de ação, segunda-feira, 26/2, os policiais encontraram, nas proximidades da Reserva Ecológica do Bananal, um sistema de mina aberto com o emprego de emulsões explosivas, popularmente conhecidas como bananas de dinamite, aditivadas com nitrato de amônia.
Houve a apreensão de 279 gramas de ouro na posse de nove garimpeiros, que foram presos. Já nos vários pontos fiscalizados da Mina de Ernesto, foram encontrados garimpos tipo aluvião, com a utilização de pá-carregadeira, que foi apreendida pela Polícia Federal e será destinada à órgãos de segurança pública.
No local foram destruídos: 2 bombas d’água, 1 motor de dragagem, uma estrovenga e um moinho de garimpagem, além de diversas barracas e ferramentas manuais. Ainda foram inutilizados no local cerca de 400 litros de diesel. Houve a apreensão ainda de 2 frascos contendo mercúrio.
Após o encerramento das atividades de campo, as investigações terão continuidade para identificar os financiadores dessa atividade ilegal e o possível envolvimento de proprietários rurais da região.
O principal objetivo é descapitalizar as organizações criminosas que, ao usurpar de ouro de origem ilegal, financiam diretamente a degradação do meio ambiente, gerando enorme dano social, além do desequilíbrio no mercado financeiro.
Balanço das Operações
OPERAÇÃO MINA DO BANANAL
Destruídos: 2 geradores a combustão 2 britadeiras elétricas 3 detectores de metal 5 kg de nitrato de amônia Um acampamento de garimpeiro 100 litros de diesel
Apreendidos: 3 motos 1 carretel explosivo 13,5 emulsões explosivas 279 gramas de ouro
Prisões em Flagrante: nove presos em flagrante por extração ilegal, usurpação de matéria prima da União, associação criminosa e posse e emprego de artefato explosivo.
OPERAÇÃO MINA DE ERNESTO
Destruídos: uma bomba de dragagem 2 bombas d'água 1 moinho 1 estrovenga 3 acampamentos
Apreensões: um moto, 1 pá carregadeira 2 frascos de mercúrio
Prisões em Flagrante: nove presos em flagrante por extração ilegal, usurpação de matéria prima da União, associação criminosa e posse e emprego de artefato explosivo.
Com Comunicação PF

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Estado alerta: RGA de 4,26% provoca impacto de R$ 1 bilhão
Consignados: Governo aciona Justiça para manter suspensão
PF confirma prisão de mulher por crime de moeda falsa
Operação Gardien: Polícia Federal mira rede de pedofilia em MT
Janeiro Branco e a Ansiedade de Avatar
Crimes contra a receita: Defaz bloqueia mais de R$ 620 mi
Senado deve votar em março PL do streaming criticado por Wagner Moura
O salário mínimo mudou e minha aposentadoria muda?
Energia solar: TJ condena concessionária por contas elevadas
O ser e o estar: Onde Deus habita!