Da Redação
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, publicou nesta terça-feira (20) portaria que autoriza o emprego da Força Nacional de Segurança Pública para atuar na Terra Indígena Sararé, que fica na região de Pontes e Lacerda. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Consta da portaria, que os militares irão dar apoio a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), “nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, em caráter episódico e planejado, pelo período de 90 dias”.
Importante destacar que foi deflagrada em 2023 operação em conjunto pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Funai e a Polícia Militar com objetivo de combater garimpos ilegais.
Confira a portaria MJSP Nº 613 na íntegra:
Dispõe sobre o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio à Fundação Nacional dos Povos Indígenas, na Terra Indígena Sararé, no Estado de Mato Grosso.
O MINISTRO DE ESTADO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos I e II do parágrafo único do art. 87 da Constituição, e tendo em vista a Lei nº 11.473, de 10 de maio de 2007, o Decreto nº 5.289, de 29 de novembro de 2004, a Portaria MJ nº 3.383, de 24 de outubro de 2013, e o contido no Processo Administrativo nº 08755.001109/2021-86, resolve:
Art. 1º Autorizar o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio à Fundação Nacional dos Povos Indígenas, na Terra Indígena Sararé, no Estado de Mato Grosso, nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, em caráter episódico e planejado, por noventa dias.
Art. 2º A operação terá o apoio logístico do órgão demandante, que deverá dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional de Segurança Pública.
Art. 3º O contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
RICARDO LEWANDOWSKI
(Com Agência Brasil)
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Romaria: presidente Lula participa do Círio de Nazaré, em Belém
Réu é condenado a 31 anos e meio de prisão por feminicídio, ressalta MP
Pardal registra 1,6 mil denúncias nas Eleições 2024 em Mato Grosso
2ª semana outubro: pesquisa aponta forte alta no preço da cesta básica
É tempo de Qualidade Brasil
Em nota, presidente do PSB de Cuiabá libera filiados no 2º turno
Brasil tem 22,38 milhões de hectares atingidos pelo fogo em nove meses
2º Turno: Abilio alerta para fake news e promete melhorias na Saúde
MT: PF derruba facção e apreende mais de 230 kg de cocaína
2º Turno: Lúdio confirma participação na Capital do vice-presidente Alckmin