Da Redação
“Quando o Tribunal conversa com o gestor, o objetivo é melhorar os índices e desenvolver os municípios. Isso acontece por meio de política orientativa, que é o que o TCE faz, e com política executiva, que é o que o gestor faz. É uma combinação de entendimentos, de que temos um estado muito rico, mas que precisa ser rico para todos", asseverou o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Sérgio Ricardo - lembrando "a urgência de ações para o fim das desigualdades entre os municípios de Mato Grosso".
O TCE evidencia:
O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, defendeu a qualificação dos gestores municipais para o avanço da administração pública, durante o primeiro Seminário de Formação da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). Realizado em parceria com a Corte de Contas, o evento tem foco na Nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/2021) e teve início nesta segunda-feira (5).
“Onde houver servidor público, estaremos presentes. Vamos manter seminários e cursos no Tribunal, por meio da nossa Escola Superior de Contas, porque queremos que todos os prefeitos tenham equipes preparadas e que também estejam sempre preparados. Hoje estamos falando de uma lei complexa, mas fundamental para toda a administração” disse o presidente do TCE-MT.
Na ocasião, também foi apresentada a cartilha Gestão em Ano de Eleição. Elaborada pelo TCE-MT, ela orienta os gestores sobre as condutas adequadas no período. “A gestão em ano de eleição é diferente, é preciso ter mais cuidado com as questões eleitorais, econômicas, financeiras e de propaganda. Então, esse material reforça que o gestor não pode se utilizar da estrutura do município para se favorecer ou para fortalecer alguma candidatura”, ressaltou Sérgio Ricardo.
O presidente da AMM, Leonardo Bortolin, destacou que o evento será de grande relevância para gestores e equipes, que terão a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a nova norma com especialistas na área. “A capacitação é uma prioridade da nossa gestão, pois aprimora competências técnicas e viabiliza mais eficiência à administração local”, afirmou, acrescentando que este é o primeiro de uma série de eventos técnicos que serão promovidos até o fim do ano.
Programação
Reunindo mais de 800 participantes de todo o estado, o Seminário conta ainda com o apoio da OAB, Atame-MT e Instituto Fernandinho. A programação é conduzida por especialistas na área e inclui a regulamentação da legislação, estudo técnico preliminar, termo de referência, processos de contratação, obras públicas, governança e gestão de riscos.
Foi o que explicou o coordenador do evento, Christian Pérez, ao destacar a relevância da parceria com o TCE-MT para o avanço da administração pública. “Um dos pilares dessa gestão, em parceria com o Tribunal, será promover a capacitação, visando fortalecer cada vez mais os municípios e a prestação de serviço na ponta, para os contribuintes. Agradeço ao TCE que, desde o início desse projeto, foi solicito e nos deu todo o suporte necessário”, pontou.
O seminário se estende até quarta-feira (7), no formato presencial, na sede da Associação e on-line, com transmissão pela plataforma Zoom. Foram disponibilizadas cinco vagas por município e os inscritos que acompanharem toda a programação receberão certificado de participação.
Com Comunicação TCE-MT
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Alckmin: tarifaço de Trump afeta 3,3% das exportações brasileiras
Ministra Cármen Lúcia ressalta não haver democracia sem parlamentos
Em Cuiabá: PF prende mulher em flagrante por tráfico de drogas
Operação da Polícia Civil derruba esquema de Bets em MT
Ensino Superior: Grupo FASIPE ganha destaque em Mato Grosso
Forças de Segurança apreendem meia tonelada de droga
A Reforma Tributária e os varejistas
Mais com menos
A crise climática e o período de estiagem
Secretaria de Infraestrutura de MT: trânsito liberado na Miguel Sutil