Por Leonardo Heitor/Portal FolhaMax
O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho (UB), venceria a eleição para a Prefeitura de Cuiabá em todos os cenários possíveis, tanto no primeiro, como no segundo turno. É o que aponta uma pesquisa divulgada pelo instituto Percent Brasil, nesta quinta-feira (28), que ressalta ainda a vitória do parlamentar na disputa pelo Palácio Alencastro tanto na modalidade estimulada, como na espontânea.
De acordo com a pesquisa estimulada, onde os nomes dos candidatos são informados aos eleitores, Botelho venceria em todos os cenários apontados no primeiro turno. Em um deles, onde aparece o nome do vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa, como candidato da Federação (PT, PV e PCdoB), o presidente da ALMT ganharia o pleito com 30,7% das intenções de voto.
Na segunda colocação, ficaria o deputado federal Abílio Brunini (PL), com 22%, seguido pelo chefe da Casa Civil, Fábio Garcia (UB), com 9,8%. Stopa é o quarto, com 4,4%, enquanto o pastor Marcos Ritella (PTB) encerra a lista, com 1,3%. Brancos e nulos somaram 13,1%, enquanto 17,7% afirmaram estarem indecisos e 1% não soube responder.
No cenário onde Stopa é substituído pelo deputado estadual e pré-candidato pelo PT, Lúdio Cabral, Botelho também venceria o primeiro turno, com 28,3%, seguido por Abílio Brunini, com 20,3%. O petista apareceria na terceira colocação, com 15,3%, a frente de Fábio Garcia, que aparece com 9,8%. Marcos Ritela encerra a lista, com 1,3%. Brancos e nulos somaram 9,2%, enquanto outros 15,8% não souberam responder ou estão indecisos.
Na pesquisa espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados durante a amostragem, Botelho também foi o primeiro colocado, sendo lembrado por 10,8% do eleitorado, seguido por Abílio Brunini, com 8,7%. O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), e que não poderá disputar uma nova reeleição, aparece em terceiro, com 6,8% das intenções de voto dos cuiabanos.
A lista segue com Lúdio Cabral na quarta colocação, com 4,4%, seguido por Fábio Garcia, com 3,8% e Stopa, com 0,8%. Também foram lembrados pelo eleitorado, com menos de 1% das intenções de voto, o deputado estadual Juca do Guaraná (MDB), com 0,7%, a ex-deputada federal Rosa Neide, com 0,4%, Marcos Ritela, com 0,3%, a vereadora Michelly Alencar (UB), com 0,3% e a suplente de deputada federal Gisela Simona (UB), com 0,2%. Brancos e nulos somaram 3,7%, enquanto 56,5% disseram estar indecisos. Outros 2,6% não souberam responder.
SEGUNDO TURNO
A pesquisa também simulou três cenários para o segundo turno, onde Botelho disputaria a preferência do eleitor cuiabano com Abílio Brunini, Fábio Garcia e Lúdio Cabral. Em todos eles, o presidente da ALMT se sagraria vencedor no pleito, tendo o bolsonarista como adversário mais ‘apertado’.
No cenário com Abílio Brunini, Botelho teria 36,2% dos votos, contra 23,8% do adversário, além de 16,1% brancos e nulos e 23,2% de indecisos. Em uma suposta disputa contra o petista, o presidente da ALMT teria 39,8%, enquanto Lúdio Cabral ficaria com 18,5%, em um cenário onde 15,7% votariam em branco e 24,8% disseram estar indecisos. Por fim, em uma disputa contra seu colega de partido, Botelho teria a maior vantagem nos cenários apresentados, vencendo com 40%, contra 10,5% de Fábio Garcia, com 19,4% de nulos e 28,6% de indecisos.
A pesquisa da Percent Brasil ouviu 1,2 mil pessoas entre os dias 19 e 22 de dezembro, em Cuiabá. A amostragem foi feita de forma presencial e tem intervalo de confiança de 95%, com uma margem de erro de 2,83 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Fonte: FOLHAMAX
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Senador reforça fala de ministro: cadê o equilíbrio entre Poderes?
Moratória da soja: decisão do STF cita defesa feita pelo presidente da ALMT
Operação integrada da Polícia Civil prende membros de facção no RJ
Alerta do Estado: Ciosp registra mais de 16 mil trotes em sete meses
PM confirma prisão em flagrante de suspeito de feminicídio
O problema do mal
Código Eleitoral divide Senado com voto impresso e outras polêmicas
Operação da Polícia Civil prende advogado no interior de MT
A urgência de uma ação decisiva da ONU para garantir a inclusão e a proteção de Taiwan
Quando a beleza cura