Victor Humberto Maizman
Vitória pírrica ou vitória de Pirro é uma expressão utilizada para se referir a uma vitória obtida a alto preço, potencialmente acarretadora de prejuízos irreparáveis.
A expressão recebeu o nome do Rei Pirro do Epiro, cujo exército havia sofrido perdas irreparáveis após derrotar os romanos na Batalha de Heracleia durante a Guerra Pírrica.
Pois bem, a Reforma Tributária foi enfim definitivamente aprovada no Congresso Nacional, devendo ser promulgada.
Contudo, algumas categorias profissionais estão comemorando que conseguiram algum benefício no tocante a exigência do novo imposto a ser instituído com a referida reforma, qual seja de ter a benesse de haver um redutor de 30% sobre a alíquota geral exigida.
Então vamos as contas. Hoje um prestador de serviços agraciado com a aludida benesse paga 5% de alíquota de imposto sobre o valor do serviço prestado.
Com a Reforma Tributária esta alíquota geral deve passar de 5% a próxima de 30%!
Assim, com o redutor festejado por algumas categorias a alíquota passará para em torno de 21%!
Nesse sentido a vitória que está sendo comemorada é o fato de que o imposto em vez de passar de 5% para 30%, passou de 5% para 21%.
Tenho repetido que sou favorável a uma Reforma Tributária que venha a diminuir a carga tributária e não o contrário.
Em latim e usualmente utilizado no meio jurídico seria a chamada “reformatio in pejus”, quer dizer, reformar para piorar.
Por fim, engana-se quem está comemorando o aumento da carga tributária para os prestadores de serviços por não participar da aludida categoria, uma vez que o tributo será necessariamente repassado para a sociedade.
Aliás, já escrevi que mesmo antes da promulgação da Reforma Tributária, já ocorreu em virtude da mesma, a majoração do ICMS em quase todos os Estados da federação.
Sendo assim, fazendo um paralelo com o campeonato brasileiro de futebol, me parece que a comemoração é mais efusiva daqueles times que não foram rebaixados do que aquele que realmente foi campeão!
Victor Humberto Maizman é Advogado e Consultor Jurídico Tributário, Professor em Direito Tributário, ex-Membro do Conselho de Contribuintes do Estado de Mato Grosso e do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais da Receita Federal/CARF.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro