• Cuiabá, 21 de Fevereiro - 00:00:00

Um olhar especial para Diamantino - vem aí a Roda da Cidadania!


Monnize Costa 

A população da cidade de Diamantino (MT) chegou a 21.941 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 7,86% em comparação com o Censo de 2010. Os resultados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados do Censo também revelam que a população do Brasil é de 203.062.512, um aumento de 6,45% em relação ao Censo de 2010.

No estado do Mato Grosso, a população é de 3.658.813, o que representa um aumento de 20,55% quando comparado ao Censo anterior.

No ranking de população dos municípios, Diamantino está assim:

35ª colocação no Estado;

115ª colocação na região Centro-Oeste;

1.571ª colocação no Brasil.

A pesquisa do IBGE também aponta que a cidade de Diamantino tem uma densidade demográfica de 2,66 habitantes por km² e uma média de 2,9 moradores por residência.

A taxa de mortalidade infantil média na cidade é de 7.73 para 1.000 nascidos vivos. As internações devido a diarreias são de 0.3 para cada 1.000 habitantes. Comparado com todos os municípios do estado, fica nas posições 86 de 141 e 103 de 141, respectivamente. Quando comparado a cidades do Brasil todo, essas posições são de 3307 de 5570 e 3907 de 5570, respectivamente.

Quero continuar minha luta implacável e inarredável por uma saúde de qualidade para nossas crianças e adultos. É inadmissível quase 8 crianças mortas a cada 1.000 nascidos vivos, para isso começaremos em breve um programa chamado RODA DA CIDADANIA, que percorrerá todos os bairros de Diamantino, zona rural e distritos visando ouvir você cidadão diamantinense, catalogar todas as sugestões prioritariamente na saúde pública, mas também em todas as demais áreas, como: infraestrutura, educação, acessibilidade, serviços públicos, questões fiscais, e todas as angústias “entaladas” no âmago de cada um.

Após a coleta de todos os dados faremos um amplo e democrático plano de atuação que será entregue àquele que incorporar todas as sugestões em seu futuro plano de governo.

Serei soldada da minha comunidade e juntos trabalharemos por uma Diamantino mais humana, com dignidade e cidadania para todos.

Temos uma economia com polo positivo da agricultura, suinocultura, educação, história, cultura, pecuária, turismo, comércio e serviços um bioma agraciado pelo Cerrado e Amazônia.

Podemos e devemos melhorar cada vez mais nossa educação.

A “RODA DA CIDADANIA” será uma excelente oportunidade de nos encontrarmos e juntos debatermos que cidade queremos, que município queremos e sobretudo como diminuir as desigualdades.

Sou a Doutora Monnize Costa, médica pós-graduada em Pediatria, urgência e emergência pediátrica e neonatal e com você, vamos fazer de Diamantino um lugar melhor para se viver.

 

Dra. Monnize Costa é médica/pós-graduada em Pediatria. 




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: