Da Redação
“Estive no Porto Jofre no fim de semana e visitei a base de operações do ICMBio e do Ibama, para acompanhar o processo de enfrentamento dos incêndios na região da Transpantaneira. As equipes com uma dificuldade enorme de acesso à internet e comunicação, dificuldade de acesso aos locais onde há risco de incêndio", disse o deputado estadual Lúdio Cabral (PT).
Ele considerou que realiza, nesta quinta-feira (23), audiência pública para discutir como combater e prevenir os incêndios no Pantanal.
A audiência deve reunir a população atingida, pesquisadores, organizações da sociedade civil e poder público para definir ações necessárias para recuperar o bioma e evitar que a situação se repita.
Com a crise climática, Lúdio lembrou que os eventos extremos serão cada vez mais comuns, e destacou a necessidade de enfrentar a situação de forma adequada. “A escassez de água na Amazônia impacta no Pantanal, pois é lá que se formam as nuvens que trazem a chuva para o planalto e alimentam a planície pantaneira, por meio do que os estudiosos chamam de ‘rios voadores’. Então o desmatamento desenfreado influencia no que estamos vivendo. Neste ano, o desmatamento foi reduzido nos outros estados da Amazônia Legal, mas não em Mato Grosso”, disse.
Lúdio Cabral é voz da oposição ao Estado na Assembleia Legislativa.
Estado
O Governo de Mato Grosso ressalta esforços nesse quadro.
Recentemente, o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, pontuou: "temos mobilizado veículos para o deslocamento das equipes em áreas de difícil acesso e conseguimos articular mais um avião que já está operando hoje. A disponibilização destes recursos é a prova do compromisso do Governo de Mato Grosso no combate aos incêndios no Pantanal”.
Com Assessoria

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Estado alerta: RGA de 4,26% provoca impacto de R$ 1 bilhão
Consignados: Governo aciona Justiça para manter suspensão
PF confirma prisão de mulher por crime de moeda falsa
Operação Gardien: Polícia Federal mira rede de pedofilia em MT
Janeiro Branco e a Ansiedade de Avatar
Crimes contra a receita: Defaz bloqueia mais de R$ 620 mi
Senado deve votar em março PL do streaming criticado por Wagner Moura
O salário mínimo mudou e minha aposentadoria muda?
Energia solar: TJ condena concessionária por contas elevadas
O ser e o estar: Onde Deus habita!