O Tribunal de Justiça, por meio do Departamento de Saúde, realizará Campanha de Doação de Sangue no Tribunal de Justiça e nos Fóruns de Cuiabá e Várzea Grande, em parceria com o MT Hemocentro.
O Hemobus, ônibus do Hemocentro, estará, das 9h às 16h, na sede do Tribunal de Justiça dia 21 de novembro (terça-feira), integrando a ‘5ª Feira da Saúde’, no Fórum de Cuiabá dia 27/11 e no Fórum de Várzea Grande dia 28 de novembro.
Para doar é preciso ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. Pessoas com menos de 18 anos devem ter o consentimento formal de responsáveis. Os doares precisam ter peso igual ou superior a 51Kg; estar alimentados e evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço deve aguarda duas horas antes da doação.
Os doadores devem ainda, no dia da coleta, ter dormido quatro horas na noite anterior a doação. Também deve apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservistas e Carteira Profissional emitida por entidade de classe). As datas para os outros meses (julho e novembro) serão marcadas com mais proximidade.
Se a pessoa teve sintomas gripais o doador deve aguardar 14 dias para doação; se foi diagnosticado com Covid-19 deve aguardar 10 dias após o início dos sintomas.
Vacinas - Candidato a doação de sangue que foi vacinado deve aguardar o prazo de 48 horas se tomou Coronavac ou Covaxin; sete dias se tomou Astrazeneca, Janssen ou Pfizer e 48 horas se tomou Influenza (vacina da gripe).
Confira neste link todas as explicações sobre a doação de sangue.
Uma das responsáveis pela campanha no TJMT, a enfermeira do Departamento de Saúde do TJ Priscilla Daleffe convida o público interno e externo a participarem desta ação e destacou a importância da campanha.
“O Departamento de Saúde do TJ convida todos os magistrados(as), servidores(as), estagiários(as), prestadores(as) de serviços, terceirizados(as) e visitantes a participarem dessa campanha de doação, que vai ocorrer nos dias 21, 27 e 28 de novembro. Essa campanha é importante para ajudar na reposição dos estoques de bolsas de sangue dos hospitais da região. É uma forma de ajudar o próximo e a si mesmo, pois quando você faz uma doação de sangue você também ganha gratuitamente diversos exames que são realizados no ato da doação e que podem auxiliar a pessoa no processo de cuidado com a saúde. Esperamos que todos os que estejam nas redondezas dos locais onde estará o Hemobus façam adesão à essa campanha tão importante de auxílio ao próximo.”
Priscilla Dalefe reforça que a pessoa interessada em fazer doação deve levar documento oficial com foto. Não são aceitos crachás, por isso é importante o candidatos a doador se atentar a isso.”
As bolsas de sangue coletadas mantêm o estoque de sangue dos hospitais públicos, que são a porta de entrada para todos os atendimentos emergenciais.
Participe da campanha!
Por Dani Cunha/Comunicação TJMT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro