"Me empenharei para garantir, de forma equilibrada, a lisura do processo eleitoral e a moralidade eleitoral que, como é cediço, impõe que o mandato eletivo seja conquistado de forma lícita, sem abusos econômicos e funcionais, com combate a captação ilícita de sufrágio".
É o que garantiu o juiz de direito, Edson Dias Reis, em seu discurso de posse no cargo de juiz-membro titular do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso. O magistrado foi empossado nesta terça-feira, 14 de novembro, em solenidade híbrida e contou com a presença de desembargadores, magistrados, membros do parlamento, do ministério público e representantes de diversas instituições públicas. Clique aqui para assistir a cerimônia na íntegra.
Edson Dias Reis, natural de Corbélia/PR e residente em Mato Grosso desde 1979, é filho de Elizeu Dias Reis e Lúcia Alves Reis, casado com Dafne Santos Bonamigo Reis e pai de três filhos. Graduado em Direito pela Universidade de Cuiabá em 1999, o magistrado possui um MBA pela Fundação Getúlio Vargas e uma extensa lista de prestígios profissionais e acadêmicos.
Antes de tornar-se juiz, Edson Dias Reis atuou como escrutinador da Justiça Eleitoral na década de 90 e como secretário eleitoral de Juízes Eleitorais de 1993 a 2003. Sua carreira na Magistratura Mato-Grossense inclui passagens por diversas comarcas, como Poconé, Juína, Alta Floresta, Primavera do Leste, Cuiabá e Rondonópolis. Além disso, foi convocado para substituição em segundo grau no Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso.
O juiz-membro também exerceu funções na Justiça Eleitoral nas comarcas de Poconé, Alta Floresta, Juína, Rondolândia e Castanheira, sendo juiz-membro substituto do TRE em 2020. Destacou-se coordenando a propaganda eleitoral das eleições suplementares ao Senado Federal e atuou como juiz auxiliar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Durante a solenidade, o juiz José Luiz Leite Lindote, em nome do Tribunal, deu as boas-vindas a Edson Dias Reis, destacando sua trajetória profissional e acadêmica. Lindote ressaltou o notório e extenso leque intelectual do empossado, aliado à sua experiência como profissional do Direito, que o coloca no patamar de excelência dos serviços jurisdicionais prestados à sociedade. "Não tenho dúvidas de que, com todos os seus predicados, exercerá a judicatura eleitoral agora como titular com muito sucesso, dignificando o nosso Tribunal em todos os seus alcances", frisou.
Durante seu discurso de posse, Edson Dias Reis expressou sua gratidão e destacou a importância da Justiça Eleitoral em sua vida profissional. Comprometeu-se a garantir a lisura dos processos eleitorais, respeitando os princípios éticos e morais, e ressaltou a relevância do voto como instrumento da democracia. "O caminho que trilhei, me faz valorizar este momento da minha história, e me coloco à inteira disposição deste Tribunal para continuar garantindo pleitos eleitorais seguros e legítimos, em que os eleitores possam exercer de forma livre a expressão máxima da soberania popular, por meio do voto, em candidatos que se submeteram a um processo eleitoral em condições de igualdade".
A presidente do TRE-MT, Desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, elogiou a trajetória e os atributos do novo juiz-membro, expressando confiança em sua atuação frente à Justiça Eleitoral. "Parabenizo o competente e leal amigo Dr. Edson Reis e desejo pleno êxito em seu biênio nesse Tribunal. Quero agradecer a amizade e afeto que nos une, não só como profissionais, mas principalmente, como ser humano. Sua chegada a este Tribunal representa o reconhecimento de sua competência e fortalece a Corte Eleitoral, que agora, contará com sua dedicação e expertise".
Da Comunicação TRE-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro