Da Redação
No cenário industrial, Mato Grosso se destacou com um crescimento significativo, ocupando a terceira posição no país durante o mês de agosto. De acordo com os dados da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF), compilados pelo Observatório da Indústria de Mato Grosso, o estado registrou um notável aumento de 8,5% em agosto deste ano, quando comparado com o mesmo período do ano anterior.
Enquanto no Brasil o setor industrial apresentou um avanço de 0,5%, Mato Grosso se destacou, com dez estados superando a média nacional. Liderando o ranking, destacam-se o Rio Grande do Norte, com um impressionante crescimento de 49,8%, e o Espírito Santo, com 26,3%. Outros estados que também figuram na lista são Goiás (5,6%), Rio de Janeiro (3,9%), Pernambuco (2,7%), Amazonas (2,7%), Rio Grande do Sul (0,9%), São Paulo (0,9%), Minas Gerais (0,7%) e Santa Catarina (0,2%).
Uma análise detalhada realizada pelo Observatório revela que o desempenho notável da indústria mato-grossense se deve ao crescimento dos setores de produtos químicos (10,9%), produtos alimentícios (10,5%), refino e biocombustíveis (6,0%), madeira (2,0%) e bebidas (0,6%). Apenas o setor de minerais não-metálicos (-0,2%) apresentou um desempenho negativo.
Além disso, quando se observa o desempenho ao longo de um período mais extenso, Mato Grosso acumulou um aumento de 4,9% nos últimos 12 meses e um crescimento de 3,4% no acumulado deste ano, em comparação com os primeiros oito meses de 2022.
Em agosto deste ano, o estado também ocupou a sétima posição no ranking nacional de desempenho industrial em comparação com o mês anterior, registrando um crescimento de 0,6%. No entanto, na análise das produções regionais, o Amazonas lidera com ampla vantagem sobre os demais, apresentando um notável crescimento de 11,5%.
(Com informações Assessoria Fiemt)

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Concurso da Educação: Estado nomeia 1.230 professores
Portão do Inferno: Sinfra diz que viaduto não apresenta risco
O que é Síndrome de Fim de Ano?
Entre a Constituição Cidadã e a Insegurança Jurídica
Arrecadação federal bate recorde de R$ 226,75 bilhões em novembro
Nexialismo, o dilema do agora
Período de compras de Natal: Procon-MT alerta sobre golpes
Aprovado na AL Orçamento 2026 de R$ 41 bi com quase 200 emendas
Consignado de aposentada: TJ manda converter para empréstimo
Interior: PM confirma prisão de homem por violência doméstica