Deu no Portal Hipernotícias:
O deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (MDB), o Emanuelzinho, é o único da bancada de Mato Grosso a figurar na lista dos “cabeças” do Congresso Nacional. A seleção é feita pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) e foi divulgada nesta sexta-feira (29). A última vez que um partamentar do Estado foi escolhido para compor o ranking foi em 2018. O emedebista, que está em seu segundo mandato, também é o mais jovem mato-grossense a estar na pesquisa.
Desde que a lista começou a ser elaborada, em 1994, apenas três mato-grossenses haviam aparecido entre os 100 parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades utilizadas como critério do júri do DIAP.
Nesta edição, 71 deputados e 29 senadores ficaram entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso Nacional. Desses, 69% pertencem à base de sustentação do governo e 31% à oposição.
A escolha dos parlamentares mais influentes de 2023, neste 1º ano da 57ª Legislatura, foi impactada por três vetores: alternância do poder na Presidência da República, reeleição dos presidentes das casas legislativas e formação de federações partidárias.
Para essa pesquisa, são levados em consideração os atributos que caracterizam o parlamentar como protagonista do processo legislativo, que é pode ser entendido não apenas como os procedimentos formais de elaboração, apresentação e deliberação de leis no âmbito do Poder Legislativo, pois ele precede e extrapola essas fases da tomada de decisão no rito de tramitação do Congresso para alcançar a influência da sociedade, das organizações e dos demais poderes interessados na formulação e conclusão das negociações que antecedem a institucionalização das leis.
Além disso, se destacam a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando a repercussão e tomada de decisão. Enfim, é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar papel e contexto para desempenhá-lo.
Fonte: Portal HNT/Hipernotícias

Ainda não há comentários.
Veja mais:
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro