Itallo Leite
O dia 11 de agosto é um dia de festa para a advocacia. Junto da celebração, é de fundamental importância que a data também seja usada para a reflexão. Para avaliarmos o estágio atual da profissão que escolhemos, pensarmos nos desafios que estão à nossa frente e reafirmarmos nosso compromisso inabalável com nossa vocação, a de promovermos, em todos os níveis, a justiça.
Para seguirmos fortes, coesos e unidos em defesa deste ideal, ao longo dos anos foram criadas estruturas voltadas exclusivamente para o apoio da advocacia, do advogado e de sua família, também fundamental na construção das nossas carreiras no Direito. Uma delas é a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA), entidade que tenho a honra de presidir em Mato Grosso.
Ao aceitar esta missão, confiada a mim por meus pares, tinha em mente, como um mantra, que a principal causa da CAA/MT é justamente a vida dos advogados. Este é o nosso mantra, transformado em ações que, com certeza, auxiliam e muito os profissionais, seja na capital ou no mais distante município mato-grossense. E é orgulhosamente que apresento alguns destes resultados.
Por meio de uma parceria firmada com um plano de saúde, hoje a Caixa garante o atendimento médico com preços acessíveis a mais de 6,6 mil vidas. Já por meio da Telemedicina, que ganhou muita importância após a triste pandemia da Covid-19, foram registradas 30,5 mil consultas, sem nos esquecermos da saúde mental, viabilizada por meio do Programa Psicologia Viva, com outros mil atendimentos.
Sabemos da importância e do quão único é o momento de gerar uma nova vida. Por isso, conseguimos viabilizar o pagamento de 319 auxílios-maternidade, que somam quase R$ 300 mil em recursos disponibilizados para as advogadas em um momento tão especial. Do mesmo modo, quando a família do advogado se fragiliza e sofre por uma partida, a Caixa esteve presente, repassando em 14 oportunidades o auxílio funeral.
E este apoio vai além da vida pessoal do advogado, se estende às questões profissionais. Com a pandemia, muitos profissionais passaram, por diversos motivos, a desmobilizar seus escritórios, passando a adotar o home office. Para apoiar estes advogados e aqueles que estão começando suas trajetórias, a Caixa criou o Meu Escritório, um espaço totalmente estruturado para assegurar o pleno exercício da advocacia, de forma gratuita. Foram 5,3 mil agendamentos nas duas unidades, de Cuiabá e Rondonópolis, e em breve a advocacia de Primavera do Leste também contará com esta comodidade. Aos jovens advogados, foram mais de mil certificados digitais entregues.
Mato Grosso tem dimensões desafiadoras, com longas distâncias e, por muitas vezes, os profissionais do interior não conseguem estar próximos da nossa capital. Para minimizar isso, ouvir as demandas dos profissionais de todos os municípios e entregar nossos serviços, retomamos a Caravana da Caixa. Levamos a estes profissionais do interior uma campanha de vacinação e a oportunidade de conversar sobre os desafios da nossa profissão. Capital e interior não podem ter diferença, devem ter a mesma importância na entrega dos produtos e serviços.
É momento de celebrar. Comemorar nossa escolha, nossa vocação, nossa contribuição para uma sociedade melhor. É momento também de refletir, sobre nossa trajetória, sobre o futuro que nos espera e o que podemos fazer para que ele seja grandioso. Mas, acima de tudo, é momento de enaltecer a cada advogado, cada advogada, que dia e noite trabalha sem cessar em nome de um sentimento: a justiça.
*Itallo Leite é presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera