"A primeira-dama Marcia Pinheiro, por meio do Núcleo de Apoio à Primeira-dama, em conjunto com a Secretaria Municipal da Mulher, preparou uma grande agenda para agosto, mês de conscientização acerca da violência doméstica e familiar", ressalta a gestão.
A prefeitura de Cuiabá destaca:
O lançamento do Circuito da Violência Doméstica, nome sugerido, ocorreu na terça-feira (1), na Praça Ipiranga, no centro de Cuiabá.
Segundo Márcia, o local foi estrategicamente pensado devido à enorme circulação de pessoas no coração da Capital.
“São centenas de pessoas, mulheres, que passam por aqui todos os dias. Então, levar toda essa gama de informação e orientação é fundamental para que as mulheres que sofrem qualquer tipo de violência saibam em qual estágio estão, e melhor, o que elas devem fazer nesses casos”, contou.
O circuito contou com a participação da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar, um grupo de atuação que envolve 14 instituições e os três poderes, trabalhando em prol de ações unificadas no combate à violência contra a mulher.
Entidades como a Defensoria Pública, a Patrulha Maria da Penha e a Delegacia Especializada são parceiras dessa ação que acontecerá em diversos bairros de Cuiabá.
“Nós, da rede, temos o intuito de chegar mais perto da população. É mostrar para essas mulheres que existem recursos, que temos estrutura pública de apoio à vítima de violência doméstica”, elencou Jozirlete Criveletto, delegada da Mulher.
Qualifica Cuiabá
A ação também contou com a presença de alunas e empreendedoras do programa Qualifica Cuiabá, que comercializam seus produtos na área de alimentação.
“Essas mulheres são exemplos de independência financeira e de saída do ciclo da violência doméstica, pois sabemos que muitas mulheres se sujeitam a essa condição de agressão por não terem perspectiva de sustento familiar para seus filhos”, explicou Márcia.
O Qualifica já certificou mais de 7 mil pessoas desde 2018, com mais de 80% dos alunos compostos pelo público feminino. A ação é uma das mais importantes políticas de combate à violência doméstica realizada pela Prefeitura de Cuiabá.
“Temos inúmeros casos de mulheres que saíram do ciclo da violência por meio do Qualifica. Em 2019, o judiciário reconheceu essa iniciativa como uma das políticas que auxiliaram a registrar zero feminicídio naquele ano na Capital”, lembrou a primeira-dama.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro