Da Redação
A prefeitura de Várzea Grande anunciou debates em torno da proposta de "ampliação e recategorização da Área de Proteção Ambiental (APA) Tanque do Fancho, visando transformá-la em um Parque Municipal".
Confira - segundo a gestão:
A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande convida toda a população e a sociedade civil organizada para participar de uma importante consulta popular que ocorrerá nesta quarta-feira, 26, às 18h30, na Câmara Municipal de Vereadores. Para facilitar o acesso de todos, a consulta também será transmitida online e ao vivo pelo canal do YouTube da Prefeitura de Várzea Grande (www.youtube.com/@prefvarzeagrande).
O objetivo da consulta é discutir a proposta de ampliação e recategorização da Área de Proteção Ambiental (APA) Tanque do Fancho, visando transformá-la em um Parque Municipal. Essa iniciativa busca proteger e conservar a rica biodiversidade representativa da região, que se estende por uma área de 4.979 hectares dentro do perímetro urbano de Várzea Grande.
Desde sua criação pelo Decreto Municipal nº 20/1996, a APA Tanque do Fancho tem sido fundamental para preservar esse patrimônio natural, proibindo atividades que possam ameaçar a área e seu entorno num raio de 100 metros. Agora, com os estudos preliminares indicando áreas de interesse ambiental adicionais, a proposta é ampliar a APA para um total de 6.035 hectares.
Essa expansão permitirá não apenas a preservação e conservação da biodiversidade local, mas também a criação de espaços para atividades sustentáveis, contribuindo para o desenvolvimento equilibrado da cidade e o bem-estar de seus habitantes.
O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, enfatiza a importância da participação ativa da comunidade nesse processo decisório: "Essa consulta popular é uma oportunidade única para que todos os cidadãos de Várzea Grande contribuam com suas opiniões e sugestões para a proteção de nosso meio ambiente. A APA Tanque do Fancho é um tesouro natural que precisamos preservar para as futuras gerações".
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Jean Lucas Teixeira de Carvalho, destaca que os documentos relacionados ao projeto estão disponíveis na página oficial da Prefeitura de Várzea Grande, na aba SECRETARIA E ÓRGÃOS e, em seguida, MEIO AMBIENTE. Além disso, os interessados podem acessar diretamente os documentos através do link: www.varzeagrande.mt.gov.br/arquivos/4691.
Participe dessa importante consulta popular e contribua para a preservação de nossa rica biodiversidade e o desenvolvimento sustentável de Várzea Grande. Sua voz é essencial para construirmos um futuro mais próspero e em harmonia com a natureza.
Com Secom/VG

Ainda não há comentários.
Veja mais:
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro