Por Romilson Dourado/Portal Rdnews
O prefeito Kalil Baracat (MDB) lidera com boa folga as intenções de voto à sucessão em Várzea Grande, com 34,3%. Em segundo lugar aparece o deputado estadual Fabinho Tardin (PSB), com 10,5%, aponta pesquisa exclusiva Percent Brasil, contratada pelo portal RDNEWS e realizada na semana passada, de 12 a 14 de julho.
Num cenário estimulado com todos os possíveis candidatos, a diferença entre Kalil e Fabinho é de 23 pontos percentuais. O empresário Flávio Vargas (PL), que em 2020 ficou em segundo lugar para prefeito, detém o terceiro lugar, com 6,3%, seguido do deputado federal Emanuelzinho (MDB), que também foi candidato na eleição passada, amargando a terceira colocação. O nome de Emanuelzinho figura agora com 4,8%.
O filho do senador Jayme Campos, Dudu Campos, é o nome preferido de apenas 3,8%. O ex-prefeito Tião da Zaeli (PL) registra 3,3%, seguido do também ex-prefeito Wallace Guimarães, com 1,8%.
Os pesquisadores ouviram 600 pessoas de 61 bairros. A margem de erro é de 3,99% para mais ou para menos.
O prefeito ganharia hoje de todos os nomes colocados como opções ao Executivo. E a única ameaça a seu projeto de reeleição seria a ex-prefeita Lucimar Campos, que pontua com 28,8%, enquanto Kalil figura com 26,3% numa simulação com outros seis "prefeitáveis (Fabinho, Frical, Emanuelzinho, Zaeli, Wallace e Milton).
Num cenário apenas com Kalil, Fabinho e Flávio Frical, o prefeito impõe ampla vantagem, com 38,8%, enquanto Fabinho tem 12,3% e, Frical, 7,7%. Se a disputa envolvesse apenas Kalil e Frical, o emedebista ganharia com uma frente "elástica": 42,2% a 9,5%. Kalil bateria também Fabinho (41,7% a 13,7%) e Dudu (42,5% a 6,2%).
Num confronto Kalil x Lucimar Campos, haveria empate técnico: 33,8% a 31,8%.
ESPONTÂNEA E REJEIÇÃO
No levantamento espontâneo - situação em que o entrevistado escolhe nome de preferência sem a lista dos possíveis candidatos -, Kalil também lidera com 15,5%. Nesse caso, Lucimar detém 5,5%, seguida de Frical (1,3%), de Fabinho (1,2%) e de outros nomes que nem se colocado como possíveis candidatos à Prefeitura de Várzea Grande.
O ex-vereador, ex-deputado estadual e ex-prefeito várzea-grandense Wallace Guimarães carrega a maior rejeição entre os "prefeitáveis". Perguntados em quem não votariam de jeito nenhum, 16,5% dos entrevistados citaram o nome de Wallace. A segunda maior rejeição é de Emanuelzinho, com 10,3%. Tião é o terceiro, com 7,8%. Os menos rejeitados são Fabinho e Frical, ambos com 1,8%.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro
PLP 128 reduz incentivos em 10% e altera a lógica do Lucro Presumido
Janeiro Branco destaca o papel do farmacêutico no cuidado à saúde mental