Ricardo Roman Jr.
Nosso aplauso aos representantes da Câmara Federal, que ouviram e levaram em conta os pleitos da hotelaria nacional. Reconhecemos o mérito do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, dos deputados do Grupo de Trabalho sobre a reforma tributária e o inestimável apoio de Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.
Muito gratificante constatar que, hoje, somos percebidos como uma indústria, por aqueles que fazem as leis em nosso país e foram sensíveis ao fato irrefutável de que os hotéis, restaurantes e parques são grandes geradores de emprego e renda.
Porém, é preciso que o Congresso Nacional contemple, do mesmo modo os diferentes meios de transporte e a rede de distribuição do setor, que é constituída por operadoras de turismo, agências de viagens e de eventos. Caso contrário, o custo das viagens internas será aumentado na ponta. Ou seja: quem vai pagar a conta será o turista brasileiro.
Nessa empreitada, podemos renovar o significado da força da união. E até revitalizar a expressão "uma andorinha só não faz verão". Contamos com a coesão a partir da base dos nossos associados; da força política das ABIHs Estaduais; da capacidade de articulação da ABIH Nacional, sob gestão do presidente Manoel Linhares, e do competente e dedicado trabalho empreendido pelo conjunto das entidades signatárias do G 20+.
Essa sinergia foi e é o fator determinante para conquista obtida pela hotelaria junto à Câmara dos Deputados. E agora, queremos contar com o apoio do Senado, para que a medida seja extensiva ao setor como um todo; para que de fato e por direito sejamos reconhecidos e valorizados como estratégico ao desenvolvimento sustentável e regenerativo do nosso país.
Não hesitamos em reconhecer o apoio dedicado do deputado federal por São Paulo, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).
Comemoremos sim, mas sem perder de vista que essa é apenas a primeira batalha em relação à reforma tributária. Há outras pela frente. Temos de ambicionar a contemplação de questões que são vitais para a indústria do turismo, no seu todo.
*Ricardo Roman Jr. é empresário do Turismo, Ex-Presidente do Guarujá Convention & Visitors Bureau e atual Presidente da Abih-SP.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera