Da Comunicação TCE-MT
Adotadas pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) para resolução de questões complexas da administração pública, as mesas técnicas foram apresentadas pelo vice-presidente do órgão, conselheiro Valter Albano, durante o 1º Encontro Multidisciplinar da Escola de Advocacia Pública de Mato Grosso.
Ao público presente na Escola Superior de Contas nesta semana, o conselheiro destacou que a ferramenta garante celeridade e reforça a prevenção e a orientação como estratégias mais eficientes que a punição. Não à toa, o TCE-MT conta com cinco mesas em andamento.
“Uma delas diz respeito à alimentação nos presídios. Há uma ordem de grandeza extraordinária do ponto de vista humano e social”, avaliou Valter Albano, que também é presidente da Comissão de Normas, Jurisprudência e Consensualismo (CPNJur).
Na ocasião, lembrou a motivação que levou à institucionalização das mesas técnicas pelo presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli, em 2022.
“Começamos a nos perguntar sobre como deixar o modelo antigo, sancionador, e encontrar caminhos para sermos agentes de solução para que as administrações públicas superem os temas mais complexos do ponto de vista técnico e jurídico.”
O subprocurador-geral de aquisições e contratos da Procuradoria Geral de Mato Grosso (PGE-MT), Waldemar Pinheiro dos Santos foi o debatedor da palestra e destacou a importância da ferramenta para evitar judicializações. “Representantes de outros estados têm vindo ao TCE de Mato Grosso justamente para aprender sobre esta técnica.”
Já o palestrante Leonardo Vieira reforçou a importância do debate. “Às vezes as pessoas não sabem o quão fácil seria a resolução de um problema se elas apenas se sentassem e debatessem. No TCE nós vemos isso com muita força. Problemas até então sem solução jurídica simples, à medida em que são colocados à mesa, começam a ter soluções.”
No mesmo sentido se pronunciou o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ), Emerson Cajango. “O Poder Público não só pode, como deve buscar os meios adequados para a resolução de conflitos para que o problema não chegue às portas do Judiciário e que, chegando, seja resolvido com mais celeridade.”
O TCE-MT é parceiro da Escola Superior da Advocacia Pública de Mato Grosso, vinculada à Associação de Procuradores do Estado de Mato Grosso (Apromat) na realização do Encontro, que está sendo realizado desde o dia 6 e se estende até o dia 28 de julho, em formato híbrido.
A qualificação contou com aula magna do ex-presidente da República Michel Temer e o quadro de palestrantes também inclui o ex-ministro Blairo Maggi e o professor-doutor Fredie Didier Júnior. O objetivo do encontro é tratar sobre as novidades no cenário das contratações públicas e possíveis mudanças no arcabouço fiscal.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro
PLP 128 reduz incentivos em 10% e altera a lógica do Lucro Presumido
Janeiro Branco destaca o papel do farmacêutico no cuidado à saúde mental