Eduardo Bonates
Em meio as acaloradas discussões sobre a reforma tributária no Congresso Nacional, o que poderia ter se tornando um mês trágico para o modelo Zona Franca de Manaus está se transformando em um julho de boas notícias para a região suframada. Isso porque dois anúncios impactantes nos últimos dias, com reflexos econômicos e políticos diretos para o Polo Industrial de Manaus, podem ser decisivos para um novo futuro da região.
A primeira grande boa nova foi a nomeação de Eduardo Braga (MDB-AM) para a relatoria da reforma tributária no Senado Federal. O ex-governador do Amazonas, por dois mandatos, certamente, tentará manter o texto vindo da Câmara dos Deputados obtido após forte ingerência do atual Governador Wilson Lima e, acredita-se, também proporá formas de aumentar a competitividade do modelo.
Apenas um dia após o anúncio de Eduardo Braga, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, informou que a Zona Franca de Manaus receberá aproximadamente R? 1,6 bilhão em novos investimentos, o que poderá resultar na geração de mais de 1,6 mil novos empregos.
As duas boas notícias para o Estado do Amazonas devem assegurar, pelo menos por hora, a manutenção dos investimentos no Polo Industrial de Manaus. Ou em um cenário mais pessimista pelo menos evitará a fuga de capitais ou a paralisação de novos projetos. Foram grandes dias para a Zona Franca. As discussões sobre as novas regras tributárias devem ocorrer em breve e é importante que o modelo chegue mais fortalecido.
*Eduardo Bonates é advogado especialista em Contencioso Tributário e Zona Franca de Manaus e sócio do escritório Almeida, Barretto e Bonates Advogados.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor