Por Pablo Rodrigo/A Gazeta
O prefeito Kalil Baracat (MDB) mantém aprovação popular da sua administração em Várzea Grande. É o que revela a primeira rodada de pesquisa do Instituto Gazeta Dados.
63% dos entrevistados concordam com a forma como o emedebista faz gestão pública. A pesquisa foi realizada com 600 moradores entre os dias 30 de junho e 3 de julho.
Já 26% entendem como negativa a administração e 11% não souberam ou não quiseram responder. Quando são questionados como avaliam a gestão da prefeitura, 39% dos entrevistados consideram positiva, sendo que 33% classificaram como boa e 6% como ótima.
Outros 41% definiram como regular. Apenas 15% dos pesquisados afirmaram achar a gestão negativa, sendo 9% ruim e 6% péssima.
Não souberam ou não quiseram responder representam 5%. O Gazeta Dados também questionou o nível de confiança em relação ao prefeito da cidade.
Dos que responderam, 35% disseram que confiam em Kalil Baracat. E 20% disseram não confiar.
38% não confiam e nem desconfiam. Já 7% não quiseram ou não souberam responder.
Outros 36% disseram gostar do prefeito de Várzea Grande e 11% afirmaram não gostar. Já 38% disseram que não gostam e nem desgostam.
8% não responderam. A metodologia de pesquisa é Survey, com realização de entrevistas utilizando questionário estruturado junto a uma amostra representativa populacional.
Foram feitos questionários abrangendo 93 bairros do município, que é o segundo maior em número de habitantes de Mato Grosso. A pesquisa usa amostra por quotas, proporcionais às características socioeconômicas da população em região, sexo, escolaridade, idade, e renda familiar.
A margem de erro é de 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. Isto é, se fossem realizadas 100 pesquisas em 95 delas os resultados estariam iguais a estes, dentro da margem de erro estipulada.
Kalil Baracat está no primeiro mandato de prefeito. Até o momento, não oficializou o projeto de disputar a reeleição.
O prefeito também conta com o apoio da Câmara de Vereadores.
MAURO MENDES
A pesquisa também quis saber a opinião dos entrevistados sobre o governo do Estado. Entre os moradores de Várzea Grande ouvidos pelo Gazeta Dados, 65% aprovam a administração do governador Mauro Mendes (União).
Outros 26% desaprovam a gestão do chefe do Poder Executivo estadual e 9% não souberam ou não quiseram responder. Na avaliação de 46% dos moradores da Cidade Industrial, o governador tem atuado de forma positiva, sendo que 39% consideram boa e 7% ótima a forma de gestão.
Uma parcela de 35% dos moradores considera o desempenho de Mendes como regular. Apenas 14% opinaram de forma negativa, classificando a gestão como ruim (7%) e péssima (7%).
Não souberam ou não quiseram responder representaram 5% dos entrevistados.
GOVERNO LULA
Já o 3º mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem tendo boa receptividade em Várzea Grande. De acordo com o Gazeta Dados, ele possui 58% de aprovação dos várzea-grandenses entrevistados.
Apenas 33% desaprovam a forma como o presidente administra o país e 9% não souberam ou não quiseram responder. Do quantitativo, 47% consideram a gestão positiva, sendo que 31% afirmaram ser boa e 16% ótima.
E 21% entendem como regular a gestão do chefe do Planalto e outros 28% como negativa, índices divididos em 10% os que a classificam como ruim e 18% como péssima. Do total, 4% não souberam ou não quiseram responder.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro
PLP 128 reduz incentivos em 10% e altera a lógica do Lucro Presumido