Por Pablo Rodrigo/A Gazeta
O prefeito Kalil Baracat (MDB) mantém aprovação popular da sua administração em Várzea Grande. É o que revela a primeira rodada de pesquisa do Instituto Gazeta Dados.
63% dos entrevistados concordam com a forma como o emedebista faz gestão pública. A pesquisa foi realizada com 600 moradores entre os dias 30 de junho e 3 de julho.
Já 26% entendem como negativa a administração e 11% não souberam ou não quiseram responder. Quando são questionados como avaliam a gestão da prefeitura, 39% dos entrevistados consideram positiva, sendo que 33% classificaram como boa e 6% como ótima.
Outros 41% definiram como regular. Apenas 15% dos pesquisados afirmaram achar a gestão negativa, sendo 9% ruim e 6% péssima.
Não souberam ou não quiseram responder representam 5%. O Gazeta Dados também questionou o nível de confiança em relação ao prefeito da cidade.
Dos que responderam, 35% disseram que confiam em Kalil Baracat. E 20% disseram não confiar.
38% não confiam e nem desconfiam. Já 7% não quiseram ou não souberam responder.
Outros 36% disseram gostar do prefeito de Várzea Grande e 11% afirmaram não gostar. Já 38% disseram que não gostam e nem desgostam.
8% não responderam. A metodologia de pesquisa é Survey, com realização de entrevistas utilizando questionário estruturado junto a uma amostra representativa populacional.
Foram feitos questionários abrangendo 93 bairros do município, que é o segundo maior em número de habitantes de Mato Grosso. A pesquisa usa amostra por quotas, proporcionais às características socioeconômicas da população em região, sexo, escolaridade, idade, e renda familiar.
A margem de erro é de 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. Isto é, se fossem realizadas 100 pesquisas em 95 delas os resultados estariam iguais a estes, dentro da margem de erro estipulada.
Kalil Baracat está no primeiro mandato de prefeito. Até o momento, não oficializou o projeto de disputar a reeleição.
O prefeito também conta com o apoio da Câmara de Vereadores.
MAURO MENDES
A pesquisa também quis saber a opinião dos entrevistados sobre o governo do Estado. Entre os moradores de Várzea Grande ouvidos pelo Gazeta Dados, 65% aprovam a administração do governador Mauro Mendes (União).
Outros 26% desaprovam a gestão do chefe do Poder Executivo estadual e 9% não souberam ou não quiseram responder. Na avaliação de 46% dos moradores da Cidade Industrial, o governador tem atuado de forma positiva, sendo que 39% consideram boa e 7% ótima a forma de gestão.
Uma parcela de 35% dos moradores considera o desempenho de Mendes como regular. Apenas 14% opinaram de forma negativa, classificando a gestão como ruim (7%) e péssima (7%).
Não souberam ou não quiseram responder representaram 5% dos entrevistados.
GOVERNO LULA
Já o 3º mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem tendo boa receptividade em Várzea Grande. De acordo com o Gazeta Dados, ele possui 58% de aprovação dos várzea-grandenses entrevistados.
Apenas 33% desaprovam a forma como o presidente administra o país e 9% não souberam ou não quiseram responder. Do quantitativo, 47% consideram a gestão positiva, sendo que 31% afirmaram ser boa e 16% ótima.
E 21% entendem como regular a gestão do chefe do Planalto e outros 28% como negativa, índices divididos em 10% os que a classificam como ruim e 18% como péssima. Do total, 4% não souberam ou não quiseram responder.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Representante do Tesouro Nacional: MT tem feito um trabalho brilhante
Polícia Civil confirma prisão de acusados de extorsão de fazendeiro
Lula reafirma soberania e diz que Brasil não aceitará ofensas
Combate ao tráfico: Operação da PC derruba facção em Cuiabá
Estado amplia Educação Profissional e Tecnológica; meta 15 mil novas vagas
Polícia Civil desarticula grupo criminoso acusado de tortura e sequestro
Enamed 2025 recebe 105 mil inscrições na primeira edição
Troca de assentos: TJ condena companhia aérea e mantém indenização
O aposentado com fibromialgia tem direito à isenção do Imposto de Renda?
Cláusulas-Padrão: ANPD não imuniza contra a realidade