Da Redação
O Governo pontua que "iniciou no domingo (25) a queima prescrita no Parque Estadual Águas do Cuiabá e na Área de Proteção Ambiental (APA) Cabeceiras do Rio Cuiabá, promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT), por meio da Coordenadoria de Unidades de Conservação (CUCO) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT)".
A queima prescrita é um plano que defende a conservação.
O Estado lembra que "a atividade vai até terça-feira (27)".
Mais informações, segundo divulgado pelo Governo:
O objetivo é diminuir as áreas atingidas por incêndios no período considerado crítico, onde é proibido o uso do fogo - entre 1º de julho e 31 de outubro. Para isso, é utilizado o fogo controlado por agentes especializados, o que reduz o combustível florestal que poderia culminar em um incêndio de grande proporção.
A gerente do Parque e APA, Ana Paula Martins, destaca a importância de avisar a comunidade do entorno sobre a ação estatal, e a presença de fumaça na região, para que saibam que não se trata de queimadas ilegais. "Atuamos com planejamento e todos os cuidados necessários de prevenção para que possamos reduzir os focos de calor no período crítico", destaca.
A previsão é de que neste sábado aconteça uma visita prévia para analisar a área e início dos aceiros (queima de uma faixa de vegetação que impede a passagem do fogo) antes de iniciar o procedimento de queima prescrita. Já no domingo, a previsão é a queima prescrita de 40 hectares, respeitando a janela de oportunidade, que é o momento em que há situação ideal da umidade relativa do ar, da temperatura do ar e demais condições meteorológicas.
Unidades de Conservação estaduais
A Área de Proteção Ambiental Cabeceiras do Rio Cuiabá abrange os municípios de Rosário Oeste, Nobres, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Chapada dos Guimarães e Santa Rita do Trivelato. Com uma área de 473 mil hectares de Cerrado, tem como objetivo proteger animais silvestres e recursos hídricos, melhorar a qualidade de vida da população, fomentar o turismo ecológico e educação ambiental, e preservar as culturas e tradições locais.
O Parque Estadual Águas do Cuiabá está localizada no município de Nobres e Rosário Oeste, com uma área de 10.600 hectares de Cerrado. O objetivo da UC é proteger os recursos hídricos, viabilizar a movimentação das espécies da fauna, preservar ecossistemas, e é categorizada pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e pelo Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC) como Unidade de Conservação de Proteção Integral.
Com Assessoria Sema

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho