Por Lidiane Barros/Assessoria
No dia 15 de junho, às 13h30, a Casa de Cultura Silva Freire inicia novo ciclo de formação dentro do programa educativo. Trata-se da oficina "Um simbolismo duplo", primeira de quatro sequenciais, que serão realizadas até setembro pelo Núcleo Experimentação em Escrita Intensivista "Silva Freire Machina". Núcleo este, conduzido pelo artista Caio Augusto Ribeiro.
"Essa frente educativa tem o objetivo de fomentar e provocar a escrita de textos alinhados com o Intensivismo, vanguarda literária mato-grossense fundada em 1951 por Wlademir Dias-Pino e outros poetas, a exemplo de Silva Freire", explica Caio. "Temos a expectativa de incentivar uma produção contemporânea do Intensivismo, agora com mais recursos tecnológicos disponíveis para potencialização dos poemas e do próprio conceito de Intesivismo, cuiabania e literatura", completa.
Para se inscrever para a oficina "Um simbolismo duplo" basta acessar formulário no link https://bit.ly/SFMachina1. Ementa e textos de apoio para a atividade serão encaminhados logo que efetivada a inscrição.
O primeiro texto a ser explorado pelo novo ciclo de formação é o Manifesto Intensivista, de 1951. Por meio dele, serão trabalhados os conceitos de: intensivismo, escrever/inscrever, grafismos e imagem. Também serão mostrados poemas e livros de Freire e Wlademir Dias-Pino. "Após isto, será explicada a estrutura dos encontros, juntamente ao conceito de 'escrita intensivista', que é uma apropriação do conceito de intensivismo, potencializada por mim", aponta Caio Augusto Ribeiro.
Ele adianta que os próximos encontros serão realizados nos dias 13 de julho, 17 de agosto e 14 de setembro, com os temas "Processos criativos intensivistas", "Observar e escrever" e "Grafologias", respectivamente. Em breve, a Casa de Cultura Silva Freire divulgará as inscrições para essas oficinas, que são realizadas com incentivo do Governo de Mato Grosso, via Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). Interessados podem participar do número de atividades que desejarem, mas o aprofundamento no universo do Intensivismo se dará de maneira mais completa, se o participante participar de todas.
A Casa de Cultura Silva Freire fica na rua Cândido Mariano, 707, no Centro de Cuiabá.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados