Da Redação
O deputado estadual Eduardo Botelho (União) retornou ao comando da Assembleia Legislativa, na segunda-feira (12) e nesse cenário, foram anunciadas medidas na Casa de Leis.
A deputado estadual, Janaina Riva (MDB), que assumiu a presidência do Poder Legislativo durante licença de Botelho - destacou um levantamento das ações e frisou a instalação da Comissão de Ética - que será presidida por ela.
O deputado estadual Gilberto Cattani (PL) está na mira da Comissão de Ética. Ele provocou reações/críticas ao comparar mulheres a vacas.
Cattani inclusive perdeu a presidência da Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Mulher, Cidadania, Amparo a Criança e ao Adolescente.
Comissão de Ética
Ontem, também foram confirmados os nomes de outros membros da comissão como Wilson Santos (PSD), Max Russi (PSB), Júlio Campos (União) e Elizeu Nascimento (PL).
Cattani e as "vacas"
Em um vídeo que circulou nas redes sociais recentemente, Cattani chegou a "pedir desculpas às vacas".
Ele deverá responder por quebra de decoro parlamentar - que não está "de acordo com a conduta esperada".
Confira o levantamento das ações da deputada - divulgado pela assessoria:
A deputada estadual Janaina Riva (MDB) fez um balanço dos 55 dias em que esteve à frente da Assembleia Legislativa, como presidente da Casa de Leis. Para Janaina apesar das polêmicas envolvendo as pautas debatidas como a da pesca e falas controversas de deputados, o período foi conduzido da melhor forma possível.
“Eu peguei um momento tumultuado com meus colegas, onde algumas discussões entre eles acabaram tomando uma proporção não desejada. Mas cumpri o papel de presidente, tirei alguns desses assuntos da tribuna e os levei para o colégio de líderes onde puderam conversar e apaziguar. Além disso, fiz o que era necessário como determinar a instalação da comissão de ética, por exemplo. O mais importante pra mim neste período de presidência foi esse fortalecimento do relacionamento com os deputados que ficou muito mais próximo e pude mostrar pra eles que estou apta a presidir a casa com equilíbrio, leveza e sensatez”, avaliou a parlamentar.
Na manhã de segunda-feira (12.06), a deputada recepcionou o deputado Eduardo Botelho (UB), que retornou da licença, comum um culto. Janaina agradeceu Botelho por mais essa oportunidade de presidir a Assembleia e enalteceu a generosidade do colega. Botelho por sua vez, disse que Janaina agiu com tranquilidade e competência em sua gestão.
"Ela mostrou muita tranquilidade, muita competência, mostrou que está pronta para qualquer cargo dentro do Estado, para ser nossa senadora, governadora e até mesmo para ser presidente desta Casa. Ela está altamente preparada. Esse período foi importante para ela e também foi um aprendizado para Janaina", disse o presidente Eduardo Botelho.
Janaina encaminhou ainda na segunda-feira à mesa diretora a indicação com o nome dela para compor como titular e do deputado Dr. João como suplente, a comissão de ética da Assembleia Legislativa.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Obesidade vai além de comer menos e se exercitar mais
Estado: Van Rosa do SER Família Mulher reforça políticas no interior
A propaganda é a alma do negócio, mas com saúde não se brinca
Clima extremo e o papel do seguro: uma ferramenta essencial para o Brasil do futuro
Representante do Tesouro Nacional: MT tem feito um trabalho brilhante
Polícia Civil confirma prisão de acusados de extorsão de fazendeiro
Lula reafirma soberania e diz que Brasil não aceitará ofensas
Combate ao tráfico: Operação da PC derruba facção em Cuiabá
Estado amplia Educação Profissional e Tecnológica; meta 15 mil novas vagas
Polícia Civil desarticula grupo criminoso acusado de tortura e sequestro