Da Redação
O deputado estadual Eduardo Botelho (União) retornou ao comando da Assembleia Legislativa, na segunda-feira (12) e nesse cenário, foram anunciadas medidas na Casa de Leis.
A deputado estadual, Janaina Riva (MDB), que assumiu a presidência do Poder Legislativo durante licença de Botelho - destacou um levantamento das ações e frisou a instalação da Comissão de Ética - que será presidida por ela.
O deputado estadual Gilberto Cattani (PL) está na mira da Comissão de Ética. Ele provocou reações/críticas ao comparar mulheres a vacas.
Cattani inclusive perdeu a presidência da Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Mulher, Cidadania, Amparo a Criança e ao Adolescente.
Comissão de Ética
Ontem, também foram confirmados os nomes de outros membros da comissão como Wilson Santos (PSD), Max Russi (PSB), Júlio Campos (União) e Elizeu Nascimento (PL).
Cattani e as "vacas"
Em um vídeo que circulou nas redes sociais recentemente, Cattani chegou a "pedir desculpas às vacas".
Ele deverá responder por quebra de decoro parlamentar - que não está "de acordo com a conduta esperada".
Confira o levantamento das ações da deputada - divulgado pela assessoria:
A deputada estadual Janaina Riva (MDB) fez um balanço dos 55 dias em que esteve à frente da Assembleia Legislativa, como presidente da Casa de Leis. Para Janaina apesar das polêmicas envolvendo as pautas debatidas como a da pesca e falas controversas de deputados, o período foi conduzido da melhor forma possível.
“Eu peguei um momento tumultuado com meus colegas, onde algumas discussões entre eles acabaram tomando uma proporção não desejada. Mas cumpri o papel de presidente, tirei alguns desses assuntos da tribuna e os levei para o colégio de líderes onde puderam conversar e apaziguar. Além disso, fiz o que era necessário como determinar a instalação da comissão de ética, por exemplo. O mais importante pra mim neste período de presidência foi esse fortalecimento do relacionamento com os deputados que ficou muito mais próximo e pude mostrar pra eles que estou apta a presidir a casa com equilíbrio, leveza e sensatez”, avaliou a parlamentar.
Na manhã de segunda-feira (12.06), a deputada recepcionou o deputado Eduardo Botelho (UB), que retornou da licença, comum um culto. Janaina agradeceu Botelho por mais essa oportunidade de presidir a Assembleia e enalteceu a generosidade do colega. Botelho por sua vez, disse que Janaina agiu com tranquilidade e competência em sua gestão.
"Ela mostrou muita tranquilidade, muita competência, mostrou que está pronta para qualquer cargo dentro do Estado, para ser nossa senadora, governadora e até mesmo para ser presidente desta Casa. Ela está altamente preparada. Esse período foi importante para ela e também foi um aprendizado para Janaina", disse o presidente Eduardo Botelho.
Janaina encaminhou ainda na segunda-feira à mesa diretora a indicação com o nome dela para compor como titular e do deputado Dr. João como suplente, a comissão de ética da Assembleia Legislativa.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro