Da Redação
"No ano passado, enviamos o dossiê para a Unesco. A avaliação é a segunda etapa desse processo de candidatura, na qual os avaliadores visitarão todo o território e, a partir disso, formularemos um relatório para a Unesco sobre o estado do geoparque. A Unesco irá analisar e determinar se o território será reconhecido como geoparque ou não. Esperamos concluir esse processo até o primeiro semestre do próximo ano", afirmou o geólogo Caiubi Kuhn, professor da UFMT e coordenador do Comitê Geoparque Chapada dos Guimarães.
A pontuação de Caiubi Kuhn se refere ao cenário em que representantes da Unesco iniciaram, em Chapada dos Guimarães, uma avaliação sobre o Geoparque do município para dar a chancela, ou não, de "Geoparque global”.
O certificado é um reconhecimento internacional de importância geológica, ambiental e de preservação natural da cidade.
Os avaliadores ficam na cidade até 13 de junho. Neste período, vão conhecer os principais aspectos do território.
A avaliadora Helga Irina Chulepin Molina, do Uruguai, expressou sua satisfação em conhecer a região, o setor turístico, artesanato, educação ambiental e infraestrutura da cidade.
"Nós, avaliadores, temos a responsabilidade de observar e conhecer o patrimônio natural e zoológico, bem como o que é feito com esse patrimônio para promover a sustentabilidade, a educação e a conservação do território, que são os pilares dos geoparques da Unesco. Estamos começando hoje e estamos muito entusiasmados com a oportunidade de conhecer o território de vocês", declarou.
O deputado estadual Wilson Santos (PSD), autor da Lei 12.023/2023 que deu à Chapada o título de Capital Estadual da Geodiversidade, alertou para a seriedade deste trabalho. Ele é morador da Chapada e produtor rural, de limões orgânicos, na cidade.
"Embora estejamos avançando devagar, receber a visita dos representantes da Unesco pela primeira vez é um sinal de que as coisas estão sendo levadas a sério. O projeto tem chances de progredir, mas ainda temos um longo caminho pela frente."
Já o secretário-adjunto de Estado de Turismo, Felipe Wellaton, lembrou que o reconhecimento internacional fortalece a preservação ambiental, a sustentabilidade e a educação.
"Temos cinco geoparques no Brasil e agora fazemos parte dos parques internacionais, o que aumentará a visibilidade do turismo."
Com Assessoria

Ainda não há comentários.
Veja mais:
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro