O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, participou de recente reunião de trabalho com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, para discutir a retomada do ‘BID Pantanal. O programa visa possibilitar investimentos por meio de linhas de créditos da ordem de U$ 400 milhões para a melhoria em áreas de saneamento e sustentabilidade na região do Pantanal.
O encontro foi liderado pelo superintendente federal de Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (SFA-MT), Maurício Munhoz, e contou com a presença de autoridades públicas do estado.
Carlos Fávaro disse que a reunião de trabalho busca dar andamento e encaminhamento ao programa criado em 1995, na gestão do governador Dante de Oliveira, e paralisado em 2003.
“Precisamos nos unir com a sociedade civil organizada para iniciarmos as tratativas para revalidação da carta consulta, o que possibilitará a vinda de recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Inclusive, já temos o compromisso do governo federal de que nenhum estado ou município precisará desembolsar recursos próprios para captar os investimentos”, destacou o ministro.
Além dos estados e municípios da região do Pantanal, os recursos do BID também serão destinados a ações nas regiões Nordeste (U$ 400 milhões) e Norte (U$ 400 milhões), totalizando U$ 1,2 bilhão.
Wenceslau Júnior destaca o trabalho realizado do Sistema Comércio nacional na região. “A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), por meio do Sesc, possui a maior reserva de preservação de proteção natural do Brasil e fica localizada no Pantanal. Além disso, são realizados diversos estudos de um dos principais rios que formam a maior planície inundável do mundo. O Sistema Comércio apoia a retomada desse importante programa para que seus recursos sejam devidamente utilizados para o desenvolvimento do nosso estado”.
Além disso, o presidente da Federação afirma que a retomada do programa deve contribuir, principalmente, na atividade turística nos municípios que abrangem a região pantaneira. Luís Carlos Nigro também participou da reunião como presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio Mato Grosso (Cetur-MT).
Da Comunicação Fecomércio-MT

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Pesquisa: cesta básica recua na terceira semana de janeiro
O Brasil e o mundo para 2026: ordem global e caos interno
O despertar do Santo Graal: Por que buscamos fora o que só pode ser encontrado dentro!
Janeiro Branco: a solidão da mulher madura — invisibilidade ou oportunidade?
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo