Da Redação
“Fico feliz por chegar ao final de uma trajetória que parecia impossível, tantos eram os problemas que precisavam ser resolvidos. Foram tantas reuniões realizadas que conduziram a essa solução, que hoje é reconhecida pelo mercado como importante, inovadora e exitosa. Agora, queremos ver rapidamente máquinas trabalhando na estrada”, disse o governador Mauro Mendes (União) - hoje (5) - ao assinar cinco ordens de serviço para recuperar trechos da BR-163, entre Cuiabá e Sinop, por meio da concessionária Nova Rota do Oeste.
Ontem (4), o governador - ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assumiu oficialmente a concessão da BR-163. A cerimônia foi realizada em Brasília.
O Executivo estadual assinala:
A MT-PAR será acionista majoritária da Nova Rota e a previsão de investimentos nos próximos dois anos é de R$ 1,6 bilhão.
Durante a assinatura das ordens de serviço, o governador Mauro Mendes lembrou que a BR-163 tem importância para todos os cidadãos mato-grossenses, uma vez que mesmo quem não trafega na rodovia, consome produtos que são transportados por ela. Mauro lembrou todo o processo de negociação, para que o Estado pudesse resolver esse problema.
As ordens de serviço assinadas pelo governador correspondem a 5 trechos da rodovia: o primeiro na Rodovia dos Imigrantes, em Cuiabá e Várzea Grande; o segundo entre Várzea Grande e Jangada; o terceiro entre Jangada e Rosário Oeste; o quarto entre Nova Mutum e Lucas do Rio Verde; e o último entre Lucas do Rio Verde e Sinop.
O presidente do Conselho de Administração da Nova Rota do Oeste, Cidinho Santos, afirmou que a concessionária terá outras missões nos próximos dias, para recuperar o trecho entre Jaciara e Rondonópolis. Ele lembrou também que já está no mercado a licitação para fazer a duplicação entre o Posto Gil e Nova Mutum e que em breve outros trechos serão licitados.
Rodovia mais segura
O vice-governador Otaviano Pivetta, que é de Lucas do Rio Verde, afirmou que a atitude tomada pelo governador Mauro Mendes é de um político que se coloca no lugar do cidadão que paga imposto, paga pedágio, mas não tem segurança na estrada. “Hoje é um dos dias mais emocionantes e importantes da minha vida. Sinto orgulho de participar dessa brilhante equipe, que toma para si os problemas da sociedade mato-grossense”.
De Sinop, o deputado estadual Dilmar Dal Bosco, lembrou que semanalmente passa pela BR-163 e enfrenta os problemas da rodovia. “Hoje é um dia que vai ficar na história, porque é um sonho da nossa região. Isso é algo que vai ficar no currículo de todos que participaram desse processo”, afirmou.
O prefeito de Nova Mutum, Leandro Félix disse que sua cidade sente diariamente os problemas da falta de duplicação. Segundo ele, todos os dias o município recebe pessoas acidentadas na BR-163. “Aproximadamente 25% dos atendimentos realizados na saúde são de acidentados na rodovia. Isso vai além de um problema econômico. A política séria, quando realmente se quer fazer, nós conseguimos salvar vidas e entregar resultados para as pessoas”, disse.
Segundo o deputado federal Fábio Garcia, a atuação do governo põe Mato Grosso como um exemplo de administração pública. “É possível fazer as coisas de forma diferente, para enfrentar os velhos problemas e atender quem mais precisa, que é a população que sofre com a ausência do poder público”.
Duplicação
O secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, apresentou mais detalhes sobre a ação do Governo do Estado. Segundo ele, o Governo não tem o interesse de transformar a BR-163 em um negócio que tenha lucro, por isso será mantido o patamar tarifário e realizados os investimentos previstos no Plano de Exploração Rodoviário.
“O governo entrou nessa situação pelo interesse público de resolver esse problema”, afirmou. Segundo Gallo, o objetivo é fazer todas as obras necessárias em até oito anos. O secretário ainda destacou a maturidade institucional de todos os envolvidos que permitiram esse acordo de grande complexidade.
O novo presidente da concessionária, engenheiro Luciano Uchoa, afirmou que o aporte do governo permitiu a retomada das obras. Ele anunciou um plano de ataque de três anos, incluindo conectar toda a rodovia com fibra ótica, o que vai permitir um monitoramento em tempo real e um melhor atendimento aos usuários.
Segundo o deputado estadual Wilson Santos, “o que o Mauro Mendes está fazendo é inovação. E o Brasil precisa disso: inovação”.
Para o senador Jayme Campos, hoje é um dia de glória para a região. Ele lembrou que o Governo assumiu outros problemas que eram federais, como a BR-174 e realiza investimentos em todo o Estado.
“Eu nunca vi, em quase 72 anos de idade, um Governo do Estado assumir uma obra de Governo Federal. Isso aqui serve de referência para o Brasil, para os outros Estados da Federação”, disse.
Com Secom-MT
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