Por Roberta Penha/Secom
A realização do concurso público para a Secretaria Municipal de Saúde – SMS, em janeiro deste ano, foi uma das maiores ações que o Município de Cuiabá realizou durante a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro. A última vez que Cuiabá realizou concurso para a pasta da saúde foi em 2014.
Em 2020, último ano de seu primeiro mandato, o gestor determinou à equipe técnica da SMS a criação de um grupo de estudo para planejar e elaborar o edital do concurso público da saúde. Os trabalhos de concepção do concurso chegaram a ser iniciados naquele ano, mas precisaram ser interrompidos com o surgimento da pandemia de Covid-19.
“Após dois anos extremamente difíceis, com todas as atenções da Secretaria de Saúde voltadas para o combate à pandemia, em 2022 a situação começou a melhorar e os trabalhos do grupo de estudo para o concurso foram retomados. Em março de 2022 o planejamento foi reiniciado e em setembro do mesmo ano a equipe entregou o edital, que foi publicado ainda em setembro. O concurso foi realizado em janeiro de 2023 e o resultado final saiu nesta terça-feira (18), conforme previsto no edital”, revelou o prefeito.
O edital do concurso foi elaborado minuciosamente, após um amplo estudo de capacidade instalada, levando-se em conta os serviços que a rede municipal já oferece à população e prevendo a ampliação da rede assistencial em saúde. Inclusive foram criados novos cargos neste concurso, como o de médico Atenção Primária Saúde (APS), que deve ter titulação em saúde da família. Os demais cargos novos são agente de farmácia, profissional de saúde coletiva APS, terapeuta holístico, homeopata e operador de call center.
“Fortalecer a saúde pública municipal sempre foi e sempre vai ser a maior preocupação da minha gestão. Sempre dediquei a grande parte do meu horário de trabalho para a saúde, tanto que tivemos muitos feitos importantes, como a construção do Hospital Municipal de Cuiabá, referência em atendimento em alta complexidade no Centro Oeste, a abertura e funcionamento da UPA Verdão, construção da UPA Leblon, entrega, reforma e ampliação de dezenas de unidades básicas, informatização das unidades, implantação de 47 equipes de saúde bucal, aumentando de 10 para 57 equipes, entre tantas outras melhorias. Apesar dos interesses políticos, contra fatos não há argumentos, é só comparar a saúde como era no começo da minha gestão e como estava no final de 2022, no meu sexto ano de mandato”, finalizou o prefeito.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Entidade critica: Brasil aumenta conta de água com nova tributação
Investigação apura fraudes de R$ 40 milhões contra Banco do Brasil
Arrecadação federal em outubro fecha com maior resultado em 30 anos
MP pede criação de Centro de Atenção Psicossocial e fixa prazo de 90 dias
Projeto cria programa de estatísticas da população negra para avançar nas políticas públicas
Emanuel: novo Aquário será maior complexo turístico de Cuiabá
Mais mulheres CEOs, por favor!
PT pede arquivamento de PL que anistia condenados pelo 8/1
O caso de um pescador...
Nomofobia: A Epidemia do Medo de Ficar Desconectado