Da Redação
"Sobre a FIT, que é um sucesso e recebe cerca de 100 mil pessoas durante o seu evento, quero deixar aqui o nosso compromisso de sempre firmar parcerias com todos vocês dos setores produtivos, que geram emprego e renda para a nossa cidade", disse o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) sobre a participação da gestão na Feira Internacional do Turismo do Pantanal 2023 (FIT Pantanal).
A gestão acentua que a prefeitura de Cuiabá, por meio das secretarias de Turismo, de Cultura, Esporte e Lazer e de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, é parceira daFIT Pantanal, que acontecerá nos dias 4 a 7 de maio, no Centro de Eventos do Pantanal.
O Executivo municipal acrescenta:
O evento é idealizado pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPF-MT, por meio do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur). Nesta segunda-feira (17), o prefeito Emanuel Pinheiro recebeu toda a equipe organizadora da FIT. As belezas da capital, os programas e projetos desenvolvidos pelo Executivo, serão apresentados em um estande durante o evento.
Além de reforçar parcerias com os representantes das entidades presentes, o prefeito aproveitou para falar sobre o Cuiabanco e lembrou que sempre foi parceiro de diversos setores, como comércio, bares, restaurantes, hotéis e outros.
"A Fecomércio e demais organizações foram parceiras. E ouvindo todos os segmentos, tomamos todas as atitudes para que nenhum setor no momento da pandemia fosse penalizado. Isso é um ponto positivo, e é só o futuro que vai avaliar esse momento e os avanços que conquistamos em conjunto com a sociedade. Quero dizer que Mato Grosso é um gigante no setor do turismo e que vai acordar para mostrar ao mundo as suas belezas naturais, como Pantanal, Nobres, Chapada dos Guimarães, Vila Bela da Santíssima Trindade e outras cidades", comentou o prefeito.
A secretária de Turismo, Nilza Taques, cita que Cuiabá é uma das capitais do Brasil onde o turismo de congressos, eventos e feiras é forte. "É o carro-chefe do turismo e a realização da FIT Pantanal em formato de feira é essencial para o turismo receptivo, pois conta com programação diversificada, promovendo, divulgando e fomentando os produtos turísticos do estado em nível nacional e internacional. Para Cuiabá, este evento tem um reflexo positivo para o setor em diversas áreas, como gastronomia, cultura, turismo social, mediante programas de capacitação, por meio de oficinas aos interessados em atuar no setor turístico e que já trabalham no setor. Esses megaeventos são vitais para a geração de emprego, renda, transversalidade e network, com rodada de negócios para promover a comercialização de produtos turísticos, apresentações e feiras culturais, programas de capacitação e diversidade gastronômica de Mato Grosso. Isso pode ter desdobramentos para que as pessoas realizem atividades complementares na capital, fomentando a economia com os meios de hospedagem, alimentos e bebidas, compra de artesanatos locais, visitas aos distritos e comunidades, valorizando a cadeia produtiva do turismo", comentou a secretária.
O presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, agradeceu e citou a importância da parceria entre o município e a Federação do Comércio para impulsionar o setor em diversas áreas.
"Queremos agradecer essa parceria com a Prefeitura de Cuiabá e com o prefeito, que é sempre solícito com os eventos e com setor, que traz lazer para a cuiabania e para a Baixada Cuiabana", disse.
Wenceslau lembrou dos feitos e ações realizadas pelo prefeito durante a pandemia e elogiou a condução do processo. "A pandemia já passou e Emanuel Pinheiro teve um diferencial, ele nunca lançou um decreto sem antes consultar os setores. E a classe que mais sofreu na pandemia foi a do turismo, bares e restaurantes em geral. Quero parabenizá-lo pela criação do Cuiabanco. A Fecomércio é parceira da Prefeitura também. E em nome do Trade que está aqui, agradecemos por essa parceria com a FIT Pantanal 2023".
A Prefeitura de Cuiabá terá um espaço onde serão destacadas as ações das pastas do Turismo, Agricultura e da Cultura, para fortalecer e incrementar a FIT Pantanal com a presença da Capital neste evento que está sendo retomado no formato de feira neste ano de 2023.
"A FIT terá rodadas de negócios, cases e ações institucionais envolvendo os municípios. Também haverá apresentações culturais e network para fortalecer a retomada do turismo e para que o mercado se torne mais competitivo neste pós-pandemia", concluiu o turismólogo Edu Sá.
Com Secom/Cuiabá

Ainda não há comentários.
Veja mais:
INSS terá fila nacional para reduzir tempo de espera
Software: TJ mantém bloqueio de conta de jogo eletrônico
Estado anuncia redução do ICMS da cesta básica em 2026
Os leprosos dos dias de hoje são os descapitalizados
Lei do salário mínimo, que faz 90 anos, organizou relações de trabalho
Cartório Central: megaoperação da PC desmantela facção
A instabilidade como método
Governo confirma suspensão de descontos de empréstimos consignados
Contrato por telefone: Justiça manda devolver valores a idosa
Tribunal de Justiça garante isenção de ICMS para compra de carro