Uma grande reunião foi realizada nesta semana em Juscimeira, a 160 quilômetros de Cuiabá, para debater reivindicações da população. O encontro reuniu cerca de 200 pessoas e foi uma iniciativa do Movimento Mobilidade e Vida José Heleno Serrano e Edvan Pereira, organizado por José Félix Campos para promover políticas públicas articuladas para o desenvolvimento do município de Juscimeira e da região do Vale do São Lourenço.
O deputado estadual Júlio Campos (União Brasil) foi um dos grandes anfitriões do evento, que contou também com a participação do Secretário-adjunto de Estado de Turismo e Esporte, Jefferson Moreno, e representantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Agricultura Familiar. Também participaram os vereadores de Juscimeira, Ronivaldo Soares, Lucia Ferraz, Nilson da Grota, Silvano, Fia, o ex-prefeito Zé da Guia, e os vereadores Marcão e Bazin, de São Pedro da Cipa.
Apesar do município estar na região da Bacia do São Lourenço e ser abundante em recursos hídricos, o acesso à água foi um dos temas debatidos. "A grande questão da nossa região é a distribuição desigual do acesso à água. Foram construídos cinco poços artesianos, mas quase todo dia temos problemas, porque muitas famílias estão fora da rede. A gente precisa de sete quilômetros de tubulações para garantir esse acesso", afirmou Dalete Soares, liderança do assentamento Egídio Brunetto.
A necessidade de fomento da indústria do turismo também foi abordada. "A Cachoeira do Prata faz parte dos nossos quintais, aqui dos assentados. É uma beleza natural que precisa ser respeitada e preservada. Por isso, nós reivindicamos que esse atrativo tenha o cuidado necessário do município e estado para que de fato possa ser preservado e desenvolvido um turismo consciente. Temos que cuidar da qualidade da água, combater a poluição sonora e ajudar o lugar a desenvolver-se", disse Dalete.
Outro tema importante debatido foi a questão das estradas e da logística na região. Uma reivindicação antiga dos municípios do Vale do São Lourenço é um viaduto de acesso à BR-364 que corta as MT-373 e MT-270. "Precisamos do apoio do deputado Júlio Campos e do Senador Jayme Campos para fazer o acesso e a travessia da rodovia. Essas são obras fundamentais para o desenvolvimento de todos os setores", afirmou Eduardo Português, prefeito de São Pedro da Cipa.
"Esse município tão rico em recursos naturais, que tem o Aquífero Guarani, um dos maiores reservatórios de água potável do mundo, segue um pouco esquecido. Quero reafirmar que irei atuar como parlamentar para que essa região atinja todo o seu potencial, seja na indústria do turismo ou na produção de alimentos pela agricultura familiar", concluiu o deputado Júlio Campos.
Da Comunicação AL/Gabinete

Ainda não há comentários.
Veja mais:
Pesquisa: cesta básica recua na terceira semana de janeiro
O Brasil e o mundo para 2026: ordem global e caos interno
O despertar do Santo Graal: Por que buscamos fora o que só pode ser encontrado dentro!
Janeiro Branco: a solidão da mulher madura — invisibilidade ou oportunidade?
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo