Fernanda Buniya
As últimas décadas têm sido assinaladas por transformações nas esferas política, econômica, social e cultural, impulsionadas, em parte, pelo crescimento das Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs. As TICs têm ganhado espaço em diferentes contextos, visto as facilidades que proporcionam. Um campo que tem se beneficiado das tecnologias é a Psicologia, sobretudo a avaliação psicológica, que pode utilizar seus recursos para ampliar e qualificar a atuação profissional dentro das empresas.
Dentre as vantagens da informatização à Psicologia, estão a automatização de tarefas mecânicas, como a correção e a conversão de escores de instrumentos, e a consulta a tabelas normativas, reduzindo erros de mensuração e garantindo maior agilidade e confiabilidade ao trabalho do psicólogo. Ainda, a informatização da aplicação de testes possibilitam um processo avaliativo mais rápido, preciso e seguro.
Benefícios para as empresas
Para empresas, as vantagens da aplicação de testes no formato on-line são inúmeras: ela alcança um número maior de pessoas sem o deslocamento físico do profissional de RH, e pode ocorrer em qualquer lugar do Brasil. Além disso, as pessoas podem fazer o teste de onde estiverem, sem precisar se locomover.
Outro ponto importante é que ela permite a seleção em larga escala, já que os links dos testes podem ser encaminhados a um grande número de pessoas, e as aplicações podem ocorrer de maneira simultânea.
Assim que o avaliado conclui o teste, o resultado é disponibilizado ao profissional, conferindo agilidade e precisão à correção. O psicólogo ou profissional de RH também pode utilizar o recurso da aplicação assistida e realizar o monitoramento audiovisual remoto durante toda a administração do teste. Aqui, psicólogo e avaliado se conectam por uma chamada de vídeo por meio de um canal exclusivo e criptografado.
Com a avaliação on-line, também é possível fazer a gestão de cargos e avaliações, permitindo que os profissionais de RH tenham autonomia para vincular os avaliados aos seus processos correspondentes, como seleção, desenvolvimento e avaliações periódicas.
Atualmente, a população está cada vez mais habituada a utilizar recursos como computador e internet, o que pode ser um motivador nos processos de avaliação. Além de facilitar o controle e a agilidade das correções, evita deslocamentos, ampliando o alcance de atuação do profissional. Hoje, existem algumas ferramentas que buscam oferecer tais benefícios, como a VOL Vetor Online, desenvolvida pela Vetor Editora.
O uso das tecnologias na prática de psicólogos e profissionais de RH pode contribuir para a eficiência de processos avaliativos dentro das organizações, fornecendo soluções para um mercado que demanda resultados ágeis e assertivos.
Fernanda Buniya é graduada em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo, especialista em Avaliação Psicológica pelo Conselho Federal de Psicologia e psicóloga da área técnica de pesquisa da Vetor Editora.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor