Da Redação
A prefeitura de Várzea Grande anunciou o início da programação de festividades à Nossa Senhora da Guia/padroeira do município - a mais antiga Igreja Católica em VG - nas comemorações que se entrelaçam com o aniversário de fundação da cidade - em maio.
Nesta sexta-feira (3) será realizada a abertura da Programação de Eventos Religiosos.
Confira a programação dos eventos - segundo a Comunicação de VG, sob o secretário Marcos Lemos:
A programação religiosa começa às 3h da manhã, com a adoração ao Santíssimo Sacramento, que será realizada na Matriz Nossa Senhora do Carmo, às 4h30 saindo em procissão em direção a igreja de Nossa Senhora da Guia onde será realizada a Missa em Ação de Graças, e o tradicional chá com bolo.
“A festa de Nossa Senhora da Guia é a segunda maior festa católica de Mato Grosso e uma das maiores manifestações religiosas de nosso município, e participar deste momento de comunhão com a população local é uma honra, ainda mais porque a festividade da padroeira da cidade está inserida na agenda de programações em torno do aniversário de Várzea Grande, que também estará completando 156 anos”, destacou o prefeito Kalil Baracat, lembrando que vem de uma família religiosa e de devotos de Nossa Senhora da Guia.
A primeira-dama e promotora de Justiça, Kika Dorilêo Baracat também destacou a importância dessa manifestação religiosa. “A comemoração da Santa Padroeira se confunde com a história de Várzea Grande, e por isso deve ser preservada. Nosso coração se enche de emoção em ver que a população além de devota é dedicada às causas da igreja, e os momentos de adoração. Temos a certeza de que esse ano, não será diferente, e a festa à Nossa Senhora da Guia será marcada de fé e graça”.
O rei da festa, Rafael Clério dos Santos, participa há 10 anos das ações na Igreja de Nossa Senhora da Guia, e juntamente com a esposa, coordenam a pastoral do dízimo. Ele conta que foi com surpresa que recebeu no ano passado o convite do Padre Tarcísio Camilo, para ser festeiro como rei. “É uma alegria estarmos à frente e colaborar com a festa de Nossa Senhora da Guia. Os trabalhos e preparativos começaram no ano passado, precisamente, no mês de agosto onde fizemos missa mensal até esse mês de fevereiro. Nós conseguimos trazer para a nossa paróquia, nas missas em que antecedem a festa de Nossa Senhora da Guia, as paróquias pertencentes à cidade de Várzea Grande”.
O rei destacou ainda que neste dia 3 de março, será dada a abertura oficial das festividades de Nossa Senhora da Guia de 2023. “Ainda de madrugada vamos começar com a adoração ao Santíssimo, a ser realizada na Matriz de Nossa Senhora do Carmo. Após percorreremos as principais ruas da cidade com destino a igreja de Nossa Senhora da Guia onde será realizada a Missa em Ação de Graça e o tradicional chá com bolo. Depois a comissão da festa de Nossa Senhora da Guia devolverá a visita para cada uma das paróquias que nos visitaram. Vamos andar com as bandeiras nos bairros da cidade e abrangência da igreja, e visitaremos a Matriz de Cuiabá, igreja de Nossa Senhora da Guia, no bairro Coxipó e no Rincão do Meu Senhor”.
Moradora de Várzea Grande e devota de Nossa Senhora da Guia, a desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Maria Erotides Kneip, este ano é a rainha da festa. Para a magistrada é importante que as famílias mantenham os seus valores e que busquem na religião a força e a fé para trilharem a sua caminhada e reforçou o convite para que toda a população participe desta manifestação religiosa e cultural. “A abertura oficial da festa de Nossa Senhora da Guia será nesta sexta, e o convite é para os que já participam dessa jornada e para aqueles que querem se juntar a nós nesta corrente de fé e de oração”.
O pároco Tarcísio Camilo também destacou a importância dos trabalhos que vem sendo realizados no município, e da união entre todas as igrejas católicas em volta das comemorações á Nossa Senhora da Guia, padroeira da cidade. “Essa preparação é de suma importância para que possamos manter viva a religiosidade de nossa gente, a cultura do povo várzea-grandense, principalmente, na região central, onde a nossa igreja está localizada”.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor