Eluise Dorileo
No final da década de 80, a cientista americana Francine Shapiro descobriu a Terapia EMDR, Eye Movement Dessensitization and Reprocessing, que em português significa Dessensibilização e Reprocessamento através do Movimento dos Olhos para tratar uma experiência traumática, guiando-o para que seu cérebro reprocesse o trauma e o deixe no passado.
Essa abordagem psicoterapêutica desbloqueia memórias dolorosas através de estimulação bilateral do cérebro.
A Terapia EMDR é aprovada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para tratar o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), como assaltos, estupros e catástrofes.
A técnica também tem resultados positivos para outros transtornos como ansiedade, dor crônica, luto, dependência química,, depressão, transtorno bipolar e doenças psicossomáticas.
Com a identificação do trauma a terapia EMDR mostra como ele está afetando a vida do indivíduo estimulando o cérebro a processar as memórias perturbadoras, fazendo uma “reciclagem” das imagens, emoções, sensações corporais e crenças negativas associadas às mesmas, ou seja, é uma terapia de reprocessamento, deixando o passado no passado e liberando o indivíduo do mal estar que sentia antes. Assim consegue seguir em frente.
Essa terapia surge como opção para quem já tentou a terapia tradicional e ainda assim percebe que está reagindo às mesmas experiências traumáticas como era antes.
A técnica pode ajudar a “reconectar” o cérebro a superar mágoas passadas e a encontrar a força interior que permite seguir para frente.
Bora para a Vida!
Eluise Dorileo é psicóloga, terapeuta familiar e maestria nas novas constelações quânticas.
Email eluisedorileo@hotmail.com
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Operação da PM apreende 353 tabletes de maconha em VG
Balanço do 1º semestre: PC identifica 100% dos autores de feminicídios
MT: Governo e multinacionais anunciam mais três usinas de etanol
TJ crava: falta de energia em casa com criança gera indenização
Aumenta intenção de consumo pelo 2º mês consecutivo, aponta estudo
Créditos de ICMS do agronegócio em Mato Grosso
CPI das Obras em Cáceres pode ser anulada
Os bastidores maquiavélicos da política
MP cita crime de apropriação indébita e denuncia advogada em MT
AL alerta: audiências irão debater feminicídio em cidades-polo