Bruno Iorio
A revolução industrial chegou a um grande ponto de virada com a introdução da Internet das Coisas (IoT). Assim, a chave para sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo é a implementação de soluções de conectividade e de IoT no chão de fábrica, interligando a área de produção à operação, responsável pela tomada de decisões.
Para otimizar a produtividade em todo o chão de fábrica, é essencial coletar dados de diversos tipos de equipamentos, mas isso requer uma estrutura especializada já que um chão de fábrica real é composto por equipamentos e instalações feitas por vários fabricantes, com protocolos diversos.
Então, o ideal é organizar os equipamentos por células de produção, avaliando a melhor estratégia para alocar recursos financeiro e pessoal para implementar o projeto de manufatura avançada, identificando o valor gerado pela coleta, visualização e análise de dados e consequentemente otimização da produção, melhorando indicadores de custo, prazo e qualidade.
Como obter uma eficiente coleta de dados
Com inovadoras soluções de conectividade e sistemas que interligam as diversas camadas entre as áreas de produção e operação, a eficiente coleta, visualização e análise de dados do chão de fábrica em tempo real oferece visibilidade sem precedentes de seus processos de produção para aumentar a eficiência.
E todos esses dados serão entregues de forma estruturada, em dashboards e relatórios, integrados em softwares de gestão, e apresentados em diversos dispositivos. É o fim das planilhas e arquivos em papel.
A capacidade de centralizar dados de toda a produção e as compartilhar em tempo real faz com que você tome decisões mais assertivas e eficazes, enquanto impulsiona o crescimento.
O acesso a dados de qualidade permite que você identifique possíveis erros antes que eles se tornem falhas graves. Ao entender melhor os detalhes do chão de fábrica, é possível obter uma visão geral mais clara da produtividade dos funcionários e das máquinas para melhorar os processos, implementar estratégias de melhoria contínua e de manutenção preditiva e preventiva.
Ter dados precisos em tempo real pode transformar a forma de executar suas operações. Dados de produção precisos agregam valor real, incluindo custos de mão de obra e produção, bem como o status das ordens de serviço em andamento. Se um cliente solicitar uma atualização, você terá as informações mais recentes ao seu alcance.
O importante é sempre pensar grande e começar pequeno, independentemente do porte ou do segmento industrial. Conectar todo o chão de fábrica não é um processo de curto prazo. É preciso coletar os dados, criar indicadores de desempenho, entender onde é possível melhorar a produtividade, avaliar qual tecnologia aplicar, buscar no mercado ou treinar recursos humanos.
Tenha no radar que conectar suas operações permitirá a você responder mais rapidamente a novas demandas, tomar decisões mais inteligentes e manter a sustentabilidade financeira de seus negócios. Mas é preciso dar o primeiro passo.
Bruno Iorio é especialista de produto da Mitsubishi Electric.

Ainda não há comentários.
Veja mais:
O Brasil e o mundo para 2026: ordem global e caos interno
O despertar do Santo Graal: Por que buscamos fora o que só pode ser encontrado dentro!
Janeiro Branco: a solidão da mulher madura — invisibilidade ou oportunidade?
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização