Rafaela Maximiano - Da Redação
O governador de Mato Grosso Mauro Mendes (União Brasil) e o vice Otaviano Pivetta (PSD) foram empossados para o segundo mandato, na tarde deste domingo (1). O ato ocorreu em cerimônia no Plenário das Deliberações, na Assembleia Legislativa. A posse voi dada pelo presidente da AL-MT, deputado estadual Eduardo Botelho (UB), pelo primeiro secretário da Al-MT deputado Max Russi (PSB) e pelo segundo secretário da AL-MT deputado Valdir Barranco (PT).
Já empossado Mauro Mendes agradeceu o apoio da Casa de Leis ao seu primeiro mandato, lembrou as dificuldades enfrentadas no passado e os desafios dos próximos quatro anos.
"Tenho o desafio de trabalhar com a mesma seriedade que trabelhei no primiero mandato e os desafios agora são ainda maiores. Um dos principais que cito aqui é o da eficiência que estará presente no dia-a-dia nos próximos quatro anos. Quero que o Estado seja capaz de devolver a cada cidadão mato-grosses os impostos pagos e políticas públicas eficientes". Mendes também lembrou em seu discurso o companheirismo e lealdade da esposa e primiera-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, e o companheirismo e amor do filho e filhas.
Ainda em sua fala, Mauro Mendes pontuou que foi reeleito em primeiro turno com 68,45% dos votos válidos, citou o desafio de manter o Estado líder de desempenho do agronegócio no país, de finalizar grandes obras de infraestrutura e logística, e, manter a preservação ambiental bem como os investimentos em grandes obras estruturantes para atrair outros investimentos diretos, além de erradicar índices de desigualdade social.
“Para quem trabalha com seriedade, tem que estar com muita energia, com muita vontade, e posso dizer com tranquilidade que estou com muita força e vontade de continuar fazendo e mantendo o ritmo. Quatro anos atrás, o Estado estava em um momento difícil e a vida das pessoas, nas escolas, nos hospitais, nos bairros, nas estradas, estava sendo profundamente impactada pelo desempenho negativo do governo. Mas mostramos com atitudes que a política séria, feita com honestidade, muda para melhor a vida do cidadão”, afirmou Mauro.
O presidente da Casa, deputado Eduardo Botelho declarou ter tranquilidade para afirmar que "Mauro Mendes é um dos melhores gestores públicos do país".
Complementou a fala dizendo que o sucesso do bom desempenho do Estado de Mato Grosso também se deve ao trabalho dos deputados estaduais na Assembleia Legislativa de Mato Grosso e citou ações positivas do Legislativo.
"Avançamos muito mas precisamos trabalhar ainda mais em todas as áreas. Destaco também a necessidade de harmonia entre os Poderes pois só assim alcancaremos o verdadeiro desenvolvimento", finalizou Botelho.
Pretigiaram a posse de Mauro Mendes e Otaviano Pivetta, os senadores por Mato Grosso Jayme Campos e Wellington Fagundes, a presidente do Tribunal de Justiça Clarice Claudino da Silva, deputados estaduais e federais eleitos, além de prefeitos de Mato Grosso.
Confira o discurso de posse do Governador na íntegra:
Naquele momento Mato Grosso estava atravessando um período muito difícil da sua história com grandes dificuldades. O governo do estado do Mato Grosso viveu durante algum período momentos de muita incerteza. Grande dificuldade criando uma expectativa muito negativa pra grande maioria dos mato-grossenses. Lembro que no início do nosso mandato tivemos que tomar uma série de medidas para que nós pudéssemos consertar o estado do Mato Grosso. Coloca-lo novamente para cumprir o seu papel como ente responsável por arrecadar recursos do cidadão, das empresas gerenciar esses recursos e devolvê-los à sociedade.
Foi isso que nós começamos a fazer logo nos primeiros de janeiro de 2019. Ali naquele momento com o apoio desta casa aprovamos um conjunto de leis, de normas assim como fizemos ao longo do ano de dois mil e dezenove e com elas começamos a reescrever a história recente desse estado Agradeço a cada deputado, deputada que estiveram ao nosso lado.
E agradeço também a todos aqueles servidores, secretários, secretários adjuntos, presidente de órgãos, a cada servidor público que compreendeu a sua missão e o seu papel não só perante o governo, mas principalmente perante a sociedade.
Nós conseguimos com muito com muito esforço e com excelente resultado. Essa missão que nos foi confiada de consertar o estado de Mato Grosso números podem ser traduzidos pelo resultado da última eleição. Honrosamente recebemos 68,45% dos votos dos mato-grossenses. Recebemos mais 1,1 milhão.
Cada um desses depositou em mim, mas não só em mim, em todos nós que estamos no Executivo do estado uma nova missão, uma missão que nós teremos que exercer ao longo dos próximos 4 anos, trabalhar com a mesma seriedade, colocar Deus na frente como quis colocar os nossos propósitos e incansavelmente perseguidos no dia a dia. As nossas lições não são tarefas fáceis.
No segundo mandato nós teremos missões e tarefas talvez um pouco diferente. Hoje um Estado que está figurando entre os melhores estados do Brasil. O nosso grande desafio será o desafio da eficiência. Daqui a pouco na posse do nossos secretários quero falar um pouco mais sobre isso.
O quanto este tema da eficiência ele estará presente no dia nos próximos quatro anos. Quero um estado que seja mais eficiente pra entregar políticas públicas para o cidadão. Quero um estado que seja capaz de devolver à sociedade tudo aquilo que nós pagamos na forma de impostos.
Quero com a mesma lealdade, com a mesma determinação, coragem, contar com o apoio de todos vocês da Assembleia Legislativa, dos nossos deputados federais, senadores, dos nossos secretários e servidores. Os desafios serão diferentes, porém não serão menores. Quero aqui registra agradecimento muito especial a minha esposa Virgínia que ao longo desses quatro anos soube compreender e me ajudar em muitas lições mesmo enfrentando grandes dificuldades tendo que superar grandes problemas de saúde mas ela sempre esteve está ao meu lado.
Muito obrigado pelo seu companheirismo e pela sua lealdade Agradecer ao meu filho, Luiz Antônio, que aqui está representando as suas duas irmãs e por motivo muito especial, não não puderam estar aqui hoje conosco. Muito obrigado meu filho. Você tem sido não só um filho, mas um grande parceiro, um grande companheiro e dúvida nenhuma que você vai ser muito melhor do que eu fui na missão que lhe foi reservada.
Parabéns e muito obrigado pela sua ajuda porque através do seu trabalho, da sua ajuda eu consigo me dedicar muito mais a essa importante missão que Deus e o povo de me confiou. A todos vocês estarão ao nosso lado. Nossos novos secretários que daqui a pouco serão empossados. Logo farei palavras para que nós possamos compreender absolutamente quais serão os desafios dos próximos quatro anos.
Eu não quero aqui e não farei, presidente, um discurso olhando pros últimos 4 anos. Eu sei que fizemos muito. Sei também que poderíamos ter feito mais. Sei que tem muita coisa pra se fazer. E é por isso que a democracia renova-se a cada quatro anos. É por isso sobre mim e sobre nós, sobre essa casa através dos 24 deputados eleitos que a população desse Estado escolheram vocês, escolheram a mim e ao meu companheiro Otaviano Piveta para que juntos nós possamos cumprir essa missão de fazer desse um grande estado como ele é mas que ainda tem muita coisa pra ser feita e coube a nós e saberá a nós nos próximos quatro anos fazer e dar a nossa contribuição.
Obrigado pelas parcerias dessa casa e eu vou sempre agradecer em momentos muito especiais vocês não faltaram como os mato-grossenses e com o estado de Mato Grosso. Aos poderes, ao Ministério Público, ao Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso, a Defensoria, a todos da forma unida que nós temos procurado desempenhar. Cada um no seu papel, tendo autonomia, mas, acima de tudo, cada um compreendendo o papel que exerce e somando forças e energias pra entregarmos mais para Mato Grosso e para os mato-grossenses.
Então eu estou aqui hoje mais uma vez assumindo esse cargo com a vontade e uma energia muito grande. Aqueles que dizem e que pensam e que falam que um segundo mandato às vezes é um segundo mandato cansado aonde os resultados não são tão bons quanto nos primeiros mandatos. Eu vou convidar todos vocês a torcer e quem torcer contra eu acredito que vai perder porque nós vamos com muita fé em Deus, com muita força, com muita determinação trabalhar nos próximos quatro anos para que esse mandato seja ainda melhor do que foi o primeiro nesse Mato Grosso. Muito obrigado, que Deus abençoe a todos nós.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
João Doria elogia: crescimento em MT ocorre por segundo
TCE: contas de Sérgio Ricardo recebem parecer favorável à aprovação
PM mira facção e barra suspeitos de tentativa de homicídio
Mais de 14 milhões de famílias deixaram linha da pobreza em 2 anos
Operação da PC recupera celulares furtados avaliados em R$ 97 mil
TJ: pagamento acima da fatura não gera novo limite de crédito
Mercado financeiro projeta PIB de 2,16% em 2025
E tempo de outro Regime Próprio como deficiente também pode ser averbado?
TJ assevera: acusados de homicídio vão ser julgados pelo Tribunal do Júri
O valor da luz silenciosa!