Congresso em Foco
Na ausência do ex-presidente e do ex-vice-presidente, o novo presidente, Lula inovou. A faixa presidencial foi entregue a ele por um grupo de pessoas representando o povo brasileiro e a sua diversidade. As pessoas foram escolhidas por sua equipe de transição para representar diferentes grupos especiais homenageados por sua campanha eleitoral.
A representatividade pretendida incluiu um atleta negro de 10 anos, o paulistano Francisco. Também contou com a catadora Aline Sousa, que trabalha em uma cooperativa no Distrito Federal, onde atua como representante da categoria. Um líder indígena, o cacique Raoni Metuktire, nascido na aldeia amazônida Kraimopry-yaka, também participou da entrega, aos seus 90 anos de idade.
Após subir a rampa do Palácio do Planalto, Lula se dirigiu ao parlatório para se dirigir à nação e começou agradecendo aqueles que participaram da vigília de Curitiba (PR), quando ficou 580 dias preso em decorrência de investigações da Operação Lava Jato.
“Quero começar fazendo uma saudação especial. Uma forma de lembrar e retribuir o carinho e a força que recebia todos os dias do povo brasileiro – representado pela Vigília Lula Livre –, num dos momentos mais difíceis da minha vida. Boa tarde, povo brasileiro!”, afirmou o presidente.
Lula repetiu o seu discurso de vitória, afirmando que “não existem dois brasis” e que governará para os 215 milhões de brasileiras e brasileiros. “Vou governar para todas e todos, olhando para o nosso luminoso futuro em comum, e não pelo retrovisor de um passado”, destacou.
“Há ninguém interessa um país em permanente pé de guerra ou uma família vivendo em desarmonia. É hora de reatarmos os laços com amigos e familiares rompidos pelo discurso de ódio e pela disseminação de tantas mentiras. Chega de ódio, fake news, armas e bombas. Nosso povo quer paz para trabalhar, estudar, cuidar da família e ser feliz”, continuou.
Ao relembrar a fome, pessoas em situação de rua, crianças pedindo esmola e fora da escola e os desempregados, Lula se emocionou e precisou parar a fala.
Ainda não há comentários.
Veja mais:
João Doria elogia: crescimento em MT ocorre por segundo
TCE: contas de Sérgio Ricardo recebem parecer favorável à aprovação
PM mira facção e barra suspeitos de tentativa de homicídio
Mais de 14 milhões de famílias deixaram linha da pobreza em 2 anos
Operação da PC recupera celulares furtados avaliados em R$ 97 mil
TJ: pagamento acima da fatura não gera novo limite de crédito
Mercado financeiro projeta PIB de 2,16% em 2025
E tempo de outro Regime Próprio como deficiente também pode ser averbado?
TJ assevera: acusados de homicídio vão ser julgados pelo Tribunal do Júri
O valor da luz silenciosa!