• Cuiabá, 12 de Setembro - 2025 00:00:00

PF deflagra Operação Segurança e mira empresas em Cuiabá e VG

  • Em Geral
  • 26/12/2022 15:12:17

Da Redação

A Superintendência Regional da Polícia Federal no Estado de Mato Grosso confirmou que deflagrou nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande, a sexta fase da Operação Segurança Legal.

O objetivo - de acordo com a PF, é combater o funcionamento de empresas de segurança privada/vigilância patrimonial clandestinas, ou seja, que atuam e que operam sem a indispensável autorização da Polícia Federal.

Conforme a PF, foram visitadas e fiscalizadas 06 (seis) empresas, sendo 03 (três) em Cuiabá/MT e outras 03 (três) em Várzea Grande/MT.

Alerta

"Segundo as apurações e levantamentos realizados pela Delegacia de Controle da Segurança Privada da SR/PF/MT – a DELESP/MT -, as empresas fiscalizadas atuam nas áreas de segurança privada e vigilância patrimonial, por meio do oferecimento de serviços de vigias, seguranças, vigilantes e também serviços de ronda, com pessoas trajadas de maneira ostensiva – e às vezes à paisana -, e cujo o trabalho é, ou tentar impedir a prática de ações danosas ao patrimônio e aos empregados das empresas que contratam os tais serviços", alerta a PF.

Observa que "de acordo com a legislação federal brasileira (Lei 7.102/1983, Decreto 89.056/1983 e Portaria DG/PF 3.223/2012), as atividades de segurança privada, armada ou desarmada – aí inclusas também as de vigilância patrimonial, quando realizada por meio de pessoas -, necessitam obrigatoriamente da autorização da Polícia Federal para funcionar, sob pena de estarem atuando de maneira irregular e serem alvos de fiscalização e encerramento".  

A PF ressalta ainda que:

A Polícia Federal esclarece que as empresas interessadas em contratar serviços de segurança privada devem acessar o seguinte endereço na internet: https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/seguranca-privada/consultas-de-empresas-declaracoes, a fim de verificar se determinada empresa está ou não autorizada a prestar aquele tipo de serviço.

E no caso de alguma firma se interessar em atuar em tal área, deve buscar informações e orientações no seguinte endereço eletrônico: https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/seguranca-privada/servicos/autorizacao-de-funcionamento-de-empresa.

 

Com Comunicação PFMT




Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Nome:
Email:
Comentário: