Da Redação
Foi assinada nesta quarta-feira (21), ordem de serviço de R$ 120 milhões - para obras de requalificação do Mercado Municipal Miguel Sutil, em Cuiabá.
No ato, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) pontuou a "importância histórica e sociocultural do Centro Histórico, modelo visto como vitrine entre as demais capitais brasileiras".
Segundo o Executivo Municipal, "as obras estão previstas para terem início nos próximos meses".
Veja mais informações, conforme a prefeitura:
O projeto de melhorias de um dos principais símbolos da cuiabania, contempla quatro pavimentos, com mais de 180 lojas, ampla praça de alimentação, quiosques, restaurantes e ambientes climatizados, por meio de investimentos de mais de R$ 120 milhões em área bruta de 3.674 metros quadrados.
O aporte financeiro disponibilizado engloba outras frentes de trabalho de suma relevância, além da construção e operação do novo espaço, a requalificação das vias nas intermediações, criação de espaços adequados aos pedestres, modernização do mobiliário urbano, como por exemplo, bancos públicos, pontos de ônibus, suporte para bicicletas e relógios com conectividade e, por fim, a implantação do estacionamento inteligente, com base nos aspectos arquitetônicos que retratam às origens regionais.
Em seu discurso, o prefeito aproveitou para salientar a conquista inédita da primeira PPP (001) assinada em seu governo, oportunizando um novo sentido para a localidade, impulsionando o desenvolvimento estrutural e financeiro. "Para mim, um cuiabano nato, me sinto orgulhoso de poder liderar um momento como este, onde vamos trazer a juventude, a boêmia para o Centro Histórico, dando sequência ao movimento iniciado pelo ex-prefeito Emílio Vicente Vuolo, ao qual completa 60 anos, causando um impacto enorme em diversos setores, uma cobrança e anseio enorme que perdura entre nós nos últimos 60 anos. Temos que dar vida a essa linda e histórica região de Cuiabá e a solução encontrada foi através da primeira PPP. O que antes estava abandonado, agora recebe toda prioridade. Se Deus quiser, vamos entregar até dezembro de 2024, esse é o nosso desejo", disse.
Inaugurado na década de 60, esta é a primeira vez, nos últimos 30 anos, que o local é agraciado por uma restauração, herança honrosa e humanizada que será deixada pela administração atual em forma de presente às futuras gerações, atraindo os olhares do Poder Público para a capital mato-grossense, transformando-o em mais um ponto turístico e social à disposição dos frequentadores, sob a coordenação da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED).
O titular da SMATED, Francisco Vuolo, declarou que é preciso pensar e colocar em prática políticas públicas de modernização na cidade, sem deixar de lado suas tradições, escrevendo um novo capítulo. "Podemos ver o centro de Cuiabá uma nova roupagem, graças a articulação feita pelo prefeito Emanuel Pinheiro que possibilitou que a iniciativa privada enxergasse aqui a viabilidade econômica de aporte dos recursos, resultados que veremos em um curto espaço de tempo, com sinalização de ponta, tecnologia 5G, entre outros fatores, um diálogo aberto e transparente com a sociedade, tratando-os de maneira digna e virtuosa", comentou.
O diretor de Planejamento Estratégico da vencedora do certame, Antônio Barreto, comemorou a concretização do acordo, classificado por ele como promissor. "Estamos felizes em assinar a ordem de serviço, uma chance de poder replicar para todo o país. Vamos fazer o máximo possível para cumprir os compromissos e se esforçar para até 2024 tentar desenvolver a maior parte", frisou.
O líder da associação dos permissionários, Sebastião Freitas, reiterou o ponto final da celeuma em torno do negócio popular. "O prefeito Emanuel Pinheiro foi único a nos receber, ouvindo as nossas necessidades e afirmou que iria mudar a realidade e assim fez, garantindo o nosso retorno após o término das obras, dando todo o suporte necessário durante o processo. Nosso muito obrigada", completou.
Estiveram presentes, o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, o secretário de Governo, Luis Cláudio Sodré, o secretário de Ordem Pública, Leovaldo Sales, a secretária de Educação, Edilene Machado, a secretária-adjunta de Educação, Débora Vilar, o deputado estadual, Wilson Santos, a controladora-geral do município, Mariana Ribeiro, o secretário-adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Oséas Machado, a secretária-adjunta de Comunicação, Ieda Barros, diretor da Associação Empresarial e Comercial de Cuiabá, Manoel Gomes, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá, Célio Fernandes, o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Mato Grosso, Claudecir Contreira.
Com Secom/Cuiabá

Ainda não há comentários.
Veja mais:
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor