Da Redação
A cerimônia de diplomação dos eleitos nas Eleições 2022 será realizada nesta quinta-feira (15). Assim, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) confirmou a limpeza de pauta sobre julgamentos da prestação de contas dos eleitos.
De acordo com a Justiça Eleitoral, foram julgados "os processos de prestações de contas de todos(as) os(as) candidatos(as) eleitos(as) a cargos titulares no estado nas Eleições 2022. Até esta quarta-feira (14.12), o Pleno apreciou 34 prestações de titulares, em um esforço conjunto para a conclusão dos processos de eleitos(as) antes da cerimônia de diplomação, que ocorre nesta quinta-feira (15.12)".
O TRE acentua que "as contas de campanha, entre candidatos(as) titulares e suplentes eleitos(as) somam 47. Mas todos que concorreram a algum cargo no pleito deste ano tiveram que prestar contas dos gastos. A apresentação dos relatórios também é condição para que os(as) eleitos(as) sejam diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT)".
Balanço, segundo o TRE:
Embora a desaprovação das contas não impeça o recebimento do diploma, foram priorizados os processos dos(as) eleitos(as), ou seja: 24 deputados(as) estaduais, 8 deputados(as) federais, um senador e um governador. No caso de Mato Grosso, todos(as) os(as) eleitos(as) apresentaram os comprovantes dos gastos com campanha.
O trabalho da Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias (Asepa) do TRE-MT, bem como dos integrantes do Pleno e da Procuradoria Regional Eleitoral, foi enfatizado pelo presidente do Tribunal, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, em várias ocasiões, ao longo dos julgamentos. “O TRE-MT inovou este ano com a realização de fiscalizações concomitantes e de eventos de arrecadação, assim como na formação de um banco de precificação, que com certeza servirá de inspiração para outros Tribunais. Soma-se a isso a agilidade na apreciação destes processos, fruto do comprometimento dos juízes-membros que compõem o Pleno, dos servidores da Asepa, e da Procuradoria, tudo em prol do zelo pela correta aplicação de recursos públicos”.
Diplomação
A solenidade de entrega dos diplomas aos(às) candidatos(as) eleitos(as) será realizada pelo TRE-MT nesta quinta-feira (15.12), às 19h, no Teatro Zulmira Canavarros, anexo à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), em Cuiabá. A cerimônia será restrita aos(às) 37 candidatos(as) que foram eleitos(as) no pleito deste ano aos cargos de governador e vice, deputados(as) estaduais, deputados(as) federais, senador e suplentes de senador. Cada um(a) destes(as) terá direito a um número limitado de convites.
Com Comunicação TRE-MT
Atualizada às 16h31
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Tráfico de drogas e lavagem de dinheiro: PC derruba facção em MT
Governo do Brasil, do lado do povo brasileiro
Setembro Amarelo: quando a saúde mental também protege o coração
PF: operação desmantela tráfico de entorpecentes em MT
Estatuto do Pantanal: o que muda para o produtor rural com a nova legislação
O combate começa pela prevenção
João Doria elogia: crescimento em MT ocorre por segundo
TCE: contas de Sérgio Ricardo recebem parecer favorável à aprovação
PM mira facção e barra suspeitos de tentativa de homicídio
Mais de 14 milhões de famílias deixaram linha da pobreza em 2 anos