Da Redação
A Secretaria de Saúde de Cuiabá alerta sobre casos de catapora, e nesse quadro, informa que a vacinação está liberada para toda população.
A gestão assinala que a vacinação contra varicela, mais conhecida como catapora, está disponível nas unidades básicas de saúde de Cuiabá".
Informa que o imunizante faz parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças menores de 5 anos, mas estará liberada para pessoas de todas as idades até acabar o estoque.
A SMS observa que "segundo a responsável técnica da Imunização da Secretaria Municipal de Saúde – SMS, Nágila Rocha, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos poderão receber uma dose do imunizante, com exceção das crianças menores de 9 meses, gestantes e imunodeprimidos".
“Recebemos uma orientação da Secretaria de Estado de Saúde para liberarmos essa vacinação para toda a população devido à grande quantidade deste imunobiológico em estoque”, disse.
Reforça ainda que "a Varicela (catapora) é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, mas geralmente benigna, causada pelo vírus Varicela-Zoster, que se manifesta com maior frequência em crianças. A principal característica clínica são lesões na pele acompanhadas de coceira. Em crianças, geralmente é benigna e autolimitada. Em adolescentes e adultos, em geral, o quadro clínico é mais exuberante".
Por fim, a SMS acentua que "uma vez adquirido o vírus Varicela, a pessoa fica imune à catapora. No entanto, esse vírus permanece no corpo a vida toda e pode ser reativado, causando o Herpes-Zoster, conhecido também como cobreiro".
Ainda não há comentários.
Veja mais:
Sinfra avisa: trânsito em alça de acesso a Miguel Sutil será interrompido
AL anuncia Comissão e Câmara para debater violência contra mulheres
Operação da PF combate abuso sexual infantojuvenil em MT
Estudo aponta queda da inadimplência e aumento de endividamento
Brasília no radar
Sorteio Nota MT: R$ 100 mil a moradores de Cuiabá e Água Boa
Polícia Civil desarticula facção e ceifa tráfico de drogas em MT
Cloud-only: o futuro das empresas que abandonaram a infraestrutura local
Internet: Operação mira suspeitos de abuso sexual infantojuvenil
TCE-MT destaca evolução do Programa de Transparência Pública