Da Redação
A Secretaria de Saúde de Cuiabá alerta sobre casos de catapora, e nesse quadro, informa que a vacinação está liberada para toda população.
A gestão assinala que a vacinação contra varicela, mais conhecida como catapora, está disponível nas unidades básicas de saúde de Cuiabá".
Informa que o imunizante faz parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças menores de 5 anos, mas estará liberada para pessoas de todas as idades até acabar o estoque.
A SMS observa que "segundo a responsável técnica da Imunização da Secretaria Municipal de Saúde – SMS, Nágila Rocha, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos poderão receber uma dose do imunizante, com exceção das crianças menores de 9 meses, gestantes e imunodeprimidos".
“Recebemos uma orientação da Secretaria de Estado de Saúde para liberarmos essa vacinação para toda a população devido à grande quantidade deste imunobiológico em estoque”, disse.
Reforça ainda que "a Varicela (catapora) é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, mas geralmente benigna, causada pelo vírus Varicela-Zoster, que se manifesta com maior frequência em crianças. A principal característica clínica são lesões na pele acompanhadas de coceira. Em crianças, geralmente é benigna e autolimitada. Em adolescentes e adultos, em geral, o quadro clínico é mais exuberante".
Por fim, a SMS acentua que "uma vez adquirido o vírus Varicela, a pessoa fica imune à catapora. No entanto, esse vírus permanece no corpo a vida toda e pode ser reativado, causando o Herpes-Zoster, conhecido também como cobreiro".

Ainda não há comentários.
Veja mais:
CNU2: resultado preliminar das vagas reservadas já pode ser consultado
PC confirma prisão de mulher acusada de integrar facção em MT
Operação da PM derruba garimpo irregular em zona rural
IBGE prevê safra recorde de 346 milhões de toneladas em 2025
TJ: reserva para moradia não impede penhora em caso de dívida
Suspensão indevida do seguro: TJ manda indenizar por roubo
TJ decide: venda sob pressão anula contrato e gera indenização
O Agro além do Mito!
Os desafios do aluguel por temporada X falta de segurança e sonegação: o custo invisível para a sociedade
Exclusividade Fotográfica em Formaturas: Entre a Organização do Evento e os Direitos do Consumidor